Artigos
Por que as crianças adoram falar de cocô?

Seus pequenos gostam de falar de cocô e fazer piadas sobre o assunto? Estão na fase em que tudo para eles gira em torno desse tema? Pois saiba que isso é comum, principalmente, entre os 3 e os 6 anos.
Ao falarem ‘cocô’ e provocarem risos ou constrangimento nos adultos, as crianças percebem o poder que essa palavra tem.
“Além disso, as funções corporais têm grande importância para os pequenos, assim como as palavras que as descrevem”, explica Lawrence Cohen, Ph.D., autor do livro Playful Parenting, em artigo sobre o assunto no jornal americano The New York Times (NYT).
Mas há algo mais: as piadas inspiradas no banheiro podem ajudar a lidar com a ansiedade.
Os bebês que temem se separar de seus pais riem de jogos como esconde-esconde. Crianças mais velhas fazem piadas de assuntos mais complexos com os quais estão lidando, como sexo e morte.
Mas para as que estão na faixa de 3 a 6 anos, os acidentes no banheiro podem causar ansiedade. E transformar o tema em piadas de certa forma faz com que eles consigam controlar esse medo.
É um mecanismo universal de enfrentamento: os humoristas brincam sobre as coisas que nos deixam desconfortáveis. As crianças fazem o mesmo, ainda que não percebam, afirma a reportagem.
E o que os pais devem fazer?
É importante saber que esse tipo de comportamento é apropriado para a idade e, portanto, não surtar com isso.
Mas a criança tem de entender que há normas sociais que ela deve seguir. Neste caso, os pais têm de conversar com o filho para dizer que em certas situações o assunto não é bem-vindo. Por exemplo, para provocar os amigos ou na hora das refeições.
Leia mais sobre o assunto na matéria Why Are Kids So Obsessed With Poop Jokes?, de Jenny Marder.
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!
Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. Tem um filho, Martim, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
A infância em looping: o que a denúncia contra o TikTok revela para nós, mães
Para o Instituto Alana, mecanismos como rolagem infinita, autoplay e recompensas digitais funcionam como gatilhos de vício, desrespeitando as normas...
Amamentar deitada é seguro? O que toda mãe precisa saber antes de tentar
Quando a mãe está cansada ou mesmo após a cesárea, fica difícil se levantar em intervalos tão frequentes. A boa...
Whey e creatina na infância: moda perigosa ou cuidado possível?
Outro dia, ouvi uma mãe comentar na arquibancada: “Meu filho faz esporte todo dia… será que já pode tomar whey?”....
Você pode estar errando no Natal (e não tem nada a ver com presentes)
Férias começando, casa cheia, luzes piscando Eu mesmo me peguei pensando: o que ficou no Natal da minha infância? Não...






