Artigos
Escovar os dentes antes ou depois das refeições?
Escovar bem os dentes é fundamental para que as crianças cresçam saudáveis e evitem problemas como as cáries e a gengivite, caracterizada pela inflamação da gengiva. A higiene regular dos dentes começa antes mesmo de nascerem os primeiros dentinhos, para eliminar resíduos de leite nas gengivas, e deve se intensificar com a saída dos dentes de leite, que estão suscetíveis aos mesmos problemas e complicações que os dentes permanentes, podendo apresentar desconfortos e doenças, se não forem bem cuidados. Muitas famílias, porém, não escovam os dentes com frequência ou se habituaram a escovar os dentes logo ao acordar ‒ e não após as refeições ‒, mas será que essa prática é a mais indicada?
Segundo Adriana Cátia Mazzoni, odontopediatra e membro do Núcleo de Estudos de Saúde Oral da Sociedade de Pediatria de São Paulo, o ideal é que os dentes sejam escovados após as refeições. Vale destacar que os pequenos de até 8 anos devem realizar o procedimento sempre acompanhados de seus pais.
“A higiene bucal como rotina pelo menos três vezes ao dia é necessária, e deve ser feita com escova de cabeça pequena, cerdas macias e inteiras, acompanhada de pasta com flúor. A quantidade de pasta sobre a escova deve ser: para crianças de 1 ano de idade, metade de um grão de arroz; de 2 a 5 anos, o equivalente a um grão de arroz, e a partir desta idade, a quantidade de um grão de ervilha”, explica Adriana.
É fundamental ensinar para a criança que os cuidados com a saúde bucal não se resumem à escovação. O fio dental também deve fazer parte da rotina de higiene e é importante ensinar a criança a usá-lo da forma apropriada, sem agredir as gengivas. Os responsáveis devem passar o fio dental uma vez ao dia, sempre respeitando a maneira correta: o fio deve entrar entre os dentes, abraçando-os e indo em direção à região subgengival de um dente, região adjacente de outro e depois sair.
“O incentivo vem do exemplo da família. De qualquer maneira, é importante lembrar que nem sempre a criança entenderá a necessidade de fazer a higienização bucal, mas ela não é responsável por isso e sim os adultos O ideal é que sejam criadas regras da família. Nem sempre a criança terá vontade de fazer a higienização, mas é fundamental que seja realizada”, completa Adriana.
A odontopediatra faz ainda uma ressalva quanto ao consumo de bebidas como água de coco e sucos, que para ela, devem ser evitados na rotina diária. “Além do teor alto de açúcar, a criança não mastiga a fruta e deixa de se interessar pela ingestão de água, que é muito importante para o equilíbrio da acidez da saliva. Vale lembrar que mastigar é um excelente exercício para o crescimento e desenvolvimento crânio facial, portanto a dieta deve ser rica em fibras”, conclui Adriana.
LEIA TAMBÉM
[mc4wp_form id=”26137″]
Maria Clara Villela
Maria Clara Villela é estudante de jornalismo na faculdade Cásper Líbero. Fascinada por escrita, já desenvolveu textos em diversas editorias, incluindo esporte, parentalidade e política, suas maiores paixões.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
5 rituais simples para renovar a energia da sua casa neste fim de ano
Especialista ensina como a aromaterapia pode transformar o clima e atrair leveza e boas vibrações. Aprenda!
A crise da masculinidade começa na infância: quem está ensinando nossos filhos a ser homens?
Pesquisa nacional mostra dado preocupante sobre ausência de modelos masculinos positivos e revela outra ferida silenciosa: metade dos meninos sequer...
As 3 situações de emergência mais comuns com crianças — e o que toda mãe precisa saber agora
Acidentes acontecem rápido e muitas vezes no meio da rotina. Saber o que fazer (e o que não fazer) pode...
Se você tem medo do primeiro encontro entre seus filhos, veja o que aconteceu com Theo e Cecília e viralizou nas redes sociais
O primeiro encontro entre irmãos é sempre uma caixinha de surpresas. No vídeo que emocionou a internet, o pequeno Theo...






