Artigos
Empreendedorismo é uma forma de ser – e isso tem a ver com família
No meu livro “Quero construir a minha história”, dirigido para os pais que desejam que os filhos sejam empreendedores, proponho várias perguntas, duas das quais procuro responder agora: por que o meu filho deve ser empreendedor e, por que devo me envolver na educação empreendedora dos meus filhos?
Utilizo a palavra empreendedor para indicar não somente quem abre uma empresa, mas todos capazes de inovar, em qualquer área, oferecendo valores positivos à coletividade e não somente a si mesmo. São grandes empreendedores aqueles que geram valores imateriais como arte, liberdade, paz. Mas vamos às respostas.
O seu filho deve ser empreendedor porque na era da inovação, o empreendedor é o ator mais valioso. Na área econômica não há crescimento e geração de empregos sem a ação empreendedora. A segunda pergunta, “por que os pais devem se envolver nesse processo?” O empreendedorismo não é um fenômeno cultural, está vinculado a valores, concepção de mundo, crenças. É uma forma de ser, de se relacionar com as pessoas, com a natureza, consigo mesmo. E isso tem a ver com a família.
Experiências indicam que crianças e adolescentes que desenvolvem o seu espírito empreendedor se dedicam com mais profundidade ao estudo das matérias tradicionais como línguas, matemática, geografia.
De fato, o título mais adequado ao meu livro seria: “Como não estragar o potencial empreendedor dos filhos”. Mas o editor ponderou que não ajudaria a vender. Há algo que interessa a pais e mestres: experiências indicam que crianças e adolescentes que desenvolvem o seu espírito empreendedor se dedicam com mais profundidade ao estudo das matérias tradicionais como línguas, matemática, geografia. Eles percebem como são importantes na atividade empreendedora.
Leia também: 3 livros infantis digitais com histórias de mulheres empreendedoras
[mc4wp_form id=”26137″]
Fernando Dolabela
Escritor, consultor, palestrante, conferencista internacional. Criador da Pedagogia Empreendedora, aplicada em 2.000 escolas da Educação Básica e em uso pela ONU em países africanos. Já escreveu 15 livros, entre eles, o best-seller “O segredo de Luísa”. Colunista da rádio BandNews – MG, membro fundador do World Entrepreneurship Fórum, criado na França, e da “Red EmprendeSur, Emprendedorismo y Innovación en America Latina”.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Apenas 1 em cada 20 crianças e adolescentes cumprem estas três recomendações fundamentais para o desenvolvimento
Metanálise global com mais de 387 mil jovens revela que a maioria não segue orientações consideradas essenciais para obter melhores...
Você sabe o que são os 9 minutos “mágicos”?
Teoria baseada em estudos de neurociência viralizou na internet. Para especialista, faz sentido e funciona, mas está longe de ser...
Seu jeito influencia o jeito que seu filho aprende
Sempre imaginei que incentivo, afeto e boas oportunidades fossem o trio principal. Mas, lendo um estudo publicado no Journal of...
Invisibilidade, não: OMS publica diretrizes inéditas sobre infertilidade e isso muda tudo
Em documento histórico com 40 recomendações, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a infertilidade como prioridade de saúde, pede...






