Artigos
Empreendedorismo é uma forma de ser – e isso tem a ver com família
No meu livro “Quero construir a minha história”, dirigido para os pais que desejam que os filhos sejam empreendedores, proponho várias perguntas, duas das quais procuro responder agora: por que o meu filho deve ser empreendedor e, por que devo me envolver na educação empreendedora dos meus filhos?
Utilizo a palavra empreendedor para indicar não somente quem abre uma empresa, mas todos capazes de inovar, em qualquer área, oferecendo valores positivos à coletividade e não somente a si mesmo. São grandes empreendedores aqueles que geram valores imateriais como arte, liberdade, paz. Mas vamos às respostas.
O seu filho deve ser empreendedor porque na era da inovação, o empreendedor é o ator mais valioso. Na área econômica não há crescimento e geração de empregos sem a ação empreendedora. A segunda pergunta, “por que os pais devem se envolver nesse processo?” O empreendedorismo não é um fenômeno cultural, está vinculado a valores, concepção de mundo, crenças. É uma forma de ser, de se relacionar com as pessoas, com a natureza, consigo mesmo. E isso tem a ver com a família.
Experiências indicam que crianças e adolescentes que desenvolvem o seu espírito empreendedor se dedicam com mais profundidade ao estudo das matérias tradicionais como línguas, matemática, geografia.
De fato, o título mais adequado ao meu livro seria: “Como não estragar o potencial empreendedor dos filhos”. Mas o editor ponderou que não ajudaria a vender. Há algo que interessa a pais e mestres: experiências indicam que crianças e adolescentes que desenvolvem o seu espírito empreendedor se dedicam com mais profundidade ao estudo das matérias tradicionais como línguas, matemática, geografia. Eles percebem como são importantes na atividade empreendedora.
Leia também: 3 livros infantis digitais com histórias de mulheres empreendedoras
[mc4wp_form id=”26137″]
Fernando Dolabela
Escritor, consultor, palestrante, conferencista internacional. Criador da Pedagogia Empreendedora, aplicada em 2.000 escolas da Educação Básica e em uso pela ONU em países africanos. Já escreveu 15 livros, entre eles, o best-seller “O segredo de Luísa”. Colunista da rádio BandNews – MG, membro fundador do World Entrepreneurship Fórum, criado na França, e da “Red EmprendeSur, Emprendedorismo y Innovación en America Latina”.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Quer engravidar? Então, corra!
Não, a gente não quer te pressionar nem apressar uma decisão tão séria. Mas correr (ou praticar outras atividades físicas)...
Pais estão pagando os filhos para ler e se exercitar. Boa ideia ou tiro no pé?
Bastam rápidas interações em grupos de pais, seja nas redes sociais ou fora delas, para se deparar com uma tendência...
10 coisas que os pais precisam saber sobre puberdade precoce
Entenda o que é, quais os riscos e aprenda quais são os sinais que merecem atenção
Acidentes com lagartas em crianças: o “bichinho fofo” que pode ser um perigo
No calor, parques, praças, quintais e trilhas viram um convite irresistível para as crianças. É uma delícia – e até...






