Empreendedorismo infantil foi tema de palestra com Fernando Dolabela

    211
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Da redação

    Fernanda Dolabela.jpg (49 KB)
    Crédito: arquivo pessoal

    “Empreendedorismo é coisa de criança, tem de começar desde cedo”, disse o professor e escritor Fernando Dolabela, durante o primeiro evento do Encontro Canguru, na capital paulista. A palestra ocorreu no último sábado, 27 de maio, no espaço Cubo, no bairro da Vila Olímpia, e teve como foco o potencial empreendedor das crianças.

    Dolabela ressaltou que empreendedorismo é um valor cultural ainda pouco difundido no Brasil, mas que merece atenção, visto que permite inovar e transformar a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico. O empreendedor, segundo o palestrante, é movido pela emoção, é alguém que tem sonhos e que busca transformá-los em realidade. O problema é que o país preza por uma educação que não dá espaço à criatividade e poda os alunos quanto as suas ideias e os seus desejos ainda muito novos, acredita o palestrante.

    Para ilustrar o assunto, Dolabela comparou o lápis de cor usado na escola, que chega a 64 cores, à caneta preta utilizada na universidade, indicando que quanto mais velhos ficamos, menos variedades de pensamentos temos. “As pessoas passam a vida sem se conhecer e sem saber qual é o seu maior talento, mas isso é a principal substância do seu trabalho”.

    O professor também contou a história de um pai que deu vários motivos ao filho de por que ele não podia ser motorista de um caminhão de lixo – seu maior desejo. “Ao dizer não para o filho, o pai quis mostrar que sabia mais que ele e tirou o seu direito de autonomia”, afirmou Dolabela. De acordo com o professor, qualquer um pode adquirir um conhecimento, mas o diferencial é saber o que fazer com ele. Dolabela ressaltou que as redes sociais são um meio importante para propagar as ideias, desde que haja interação entre seus usuários. Ele encerrou a palestra reforçando que pais e escolas têm de deixar fluir a criatividade das crianças, para que elas aprendam a apostar em suas ideias e saibam assumir riscos, adquirindo hábitos empreendedores.

    Mineiro e pai de três filhos, Dolabela é professor e consultor da Fundação Dom Cabral, criador de programas de ensino de empreendedorismo no Brasil na educação básica e universitária e autor de 16 livros. Um dos mais conhecidos é a obra O Segredo de Luísa (Cultura Editores), sobre uma jovem mineira que deseja empreender. Ele estreou a série de Encontros Cangurus que todos os meses terá um novo palestrante para falar de temas relacionados à primeira infância.

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui