Artigos
Presente e futuro: a dupla importância da educação financeira para crianças
Nós, pais e mães, sabemos da importância de trabalhar a educação financeira com nossos filhos. Apesar de muitos de nós não termos tido essa oportunidade em nossa infância, percebemos que a realidade mudou bastante. Hoje nossos filhos participam cada vez mais ativamente da vida financeira de uma família. Aqui em casa, o João Pedro já pede um monte de coisas. Ele quer um brinquedo, fazer um lanche no shopping, comprar figurinhas para o seu álbum. Ele pede, ele pede, ele pede. É importante então que eles desenvolvam uma boa relação com o dinheiro. Com isso, haverá um impacto positivo na vida financeira presente da
família. E então, a família poderá aproveitar de uma forma bem positiva essa maior participação dos filhos no dia a dia familiar.
Aqui em casa, a participação deles é muito importante. É claro que não deixamos de respeitar os limites que estabelecemos. O planejamento de nossas viagens é um bom exemplo. Inicialmente, escolhemos a data em função da nossa agenda. Nossos compromissos profissionais e os escolares das crianças. Buscamos então uma opção que atenda ao orçamento que temos. No caso de mais de uma opção, fazemos uma escolha em família.
Definido o destino, começamos a pesquisar juntos sobre ele. O que o hotel oferece, opções de passeio. Fica realmente uma viagem da família. Todos participando das escolhas que precisam ser feitas.
Mas além de ajudar no presente da vida familiar, a educação financeira de nossos filhos terá um alcance ainda maior. E será importante na realização do maior sonho e desejo que os pais têm para seus filhos. E qual é esse desejo? Pode ser expresso de diferentes formas, mas na realidade com um mesmo sentido. Nosso maior desejo é que nossos filhos encontrem o seu caminho no futuro e sejam felizes nele. Na essência é isso que desejamos para eles. E se eles forem pessoas bem educadas financeiramente vai ser muito mais fácil trilhar essa caminhada.
Independentemente da dificuldade do caminho que eles venham escolher. Em outras palavras, a educação financeira será fundamental para o futuro deles. Ajudará bastante nas escolhas que precisarão fazer ao longo da sua caminhada. E você, já tinha pensado nesse alcance todo?
LEIA TAMBÉM:
Carlos Eduardo Costa
Carlos Eduardo Freitas Costa é pai de Maria Eduarda e do João Pedro. Tem formação em ciências econômicas pela UFMG, especialização em marketing e em finanças empresariais e mestrado em administração. É autor de diversos livros sobre educação financeira para adultos e crianças, entre os quais: 'No trabalho do papai' e 'No supermercado', além da coleção 'Meu Dinheirinho'. Saiba mais em @meu.dinheiro
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Meninas na ciência: nomes do Brasil que nos enchem de orgulho e que seu filho deveria conhecer hoje
Você sabia que 11 de fevereiro é o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência e que, no Brasil,...
Afogamento seco: o perigo pode aparecer bem depois, quando você acha que seu filho já está salvo
Você sabia que, se a criança sofreu um engasgo na água, alguns sintomas podem surgir horas mais tarde e eles...
Uma nova característica de George, irmão da Peppa Pig, será revelada na próxima temporada do desenho
Nos episódios previstos para as próximas semanas, o personagem será diagnosticado com perda auditiva moderada e ganhará um aparelho. Muito...
3 receitas de air fryer que vão salvar a lancheira das crianças neste ano
Além de ajudar a preparar os alimentos de forma saudável, sem óleo, as fritadeiras elétricas são uma mão na roda...






