Artigos
Você já perguntou à escola dos seus filhos por que lá não ensinam empreendedorismo?
Se a pergunta surpreender, explique que não há economia sustentável sem empreendedorismo. Os pais têm motivos de sobra para se interessar pela educação empreendedora. Além da preocupação com o futuro dos filhos, estão apreensivos com o seu próprio presente, em que os valores no trabalho sofrem grave turbulência.
O mundo descobriu a educação empreendedora há quatro décadas. É pouco tempo se comparado com os séculos da educação convencional. Mas já é suficiente para se descobrir que os métodos são diferentes. Duas simples metáforas ajudam a explicar como a capacidade empreendedora está presente em todo ser humano – nascemos com ela -, não é necessário introduzir um novo conhecimento, ensinar alguma coisa, mas somente tornar dinâmico um atributo já existente.
O verbo da língua inglesa, develop, além da acepção desenvolver, também descreve o processo da revelação de uma foto através do qual algo que já existia se torna visível. Assim, desenvolver a capacidade empreendedora de uma pessoa significa tornar ativo um potencial existente.
A segunda metáfora diz respeito às diferenças entre a educação empreendedora para crianças e adultos. Se imaginarmos uma garrafa, a educação para adultos teria o objetivo de destampá-la para libertar o empreendedor que existe em cada um de nós. Por outro lado, o alvo da educação empreendedora para crianças é impedir que se tampe a garrafa e dessa forma se obstrua o desenvolvimento da capacidade empreendedora. Isso é justamente o que famílias e escolas costumam fazer.
LEIA TAMBÉM:
[mc4wp_form id=”26137″]
Fernando Dolabela
Escritor, consultor, palestrante, conferencista internacional. Criador da Pedagogia Empreendedora, aplicada em 2.000 escolas da Educação Básica e em uso pela ONU em países africanos. Já escreveu 15 livros, entre eles, o best-seller “O segredo de Luísa”. Colunista da rádio BandNews – MG, membro fundador do World Entrepreneurship Fórum, criado na França, e da “Red EmprendeSur, Emprendedorismo y Innovación en America Latina”.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Quer engravidar? Então, corra!
Não, a gente não quer te pressionar nem apressar uma decisão tão séria. Mas correr (ou praticar outras atividades físicas)...
Pais estão pagando os filhos para ler e se exercitar. Boa ideia ou tiro no pé?
Bastam rápidas interações em grupos de pais, seja nas redes sociais ou fora delas, para se deparar com uma tendência...
10 coisas que os pais precisam saber sobre puberdade precoce
Entenda o que é, quais os riscos e aprenda quais são os sinais que merecem atenção
Acidentes com lagartas em crianças: o “bichinho fofo” que pode ser um perigo
No calor, parques, praças, quintais e trilhas viram um convite irresistível para as crianças. É uma delícia – e até...






