Artigos
E se um óculos pudesse frear a miopia do seu filho? Primeiros óculos que desaceleram miopia em crianças são aprovados FDA
Hoje, a cada três crianças no mundo, uma é míope. E a proporção, que já é alta, deve aumentar ainda mais. De acordo com projeções globais, a prevalência da condição deve subir para 40% até 2050 – o que significa que serão mais de 740 milhões de crianças míopes. A boa notícia é que a ciência também tem evoluído, desenvolvendo novas tecnologias para ajudar.
Uma das novidades mais promissoras é a primeira lente que não só corrige a miopia em crianças de 6 a 12 anos, como também evita a progressão da doença. A comercialização do produto acaba de ser aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), a agência reguladora dos Estados Unidos.
Segundo o comunicado oficial da FDA, o dispositivo da Essilor Stellest mostrou em ensaios clínicos que reduziu em cerca de 71% a progressão da miopia ao longo de 24 meses, em comparação com lentes de visão simples. A avaliação também indicou redução de 53% no alongamento do globo ocular — um fator ligado ao agravamento da miopia — e não registrou eventos adversos sérios no estudo.
As lentes funcionam por meio de uma zona central clara para visão normal, cercada por microlentes periféricas que alteram o foco da luz nos olhos em desenvolvimento. A estrutura sinaliza ao globo ocular para desacelerar o alongamento que caracteriza a miopia progressiva.
Tem no Brasil?
Sim! Por aqui, a tecnologia Essilor Stellest já é oferecida comercialmente em redes de óticas e por profissionais de saúde visual, como parte do portfólio de lentes com tecnologia de controle da miopia da Essilor. As lentes podem ser encomendadas sob prescrição médica.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
8 cuidados com o uso de maquiagem nas crianças no Carnaval
As cores e o brilho fazem parte das fantasias e brincadeiras. No entanto, é importante lembrar que a pele das...
Caru: a primeira inteligência artificial criada para apoiar mães na vida real
Imagine ter uma rede de apoio disponível 24 horas por dia, direto no WhatsApp, pronta para responder às dúvidas do...
Já ouviu falar na regra 2-2-2? Dica simples pode salvar seu relacionamento
Com trabalho, filhos, compromissos e mil coisas na cabeça, se organizar para garantir um tempo de qualidade a dois é...
10 nomes de menina discretamente inspirados na Disney (e fáceis de usar no Brasil)
Como Moana e Elsa talvez fiquem muito evidentes, selecionamos opções menos óbvias, mas que têm relação com as personagens. Confira!






