Artigos
Copa do Mundo: como ajudar as crianças a lidar com a derrota
A eliminação da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo deixou muita gente triste. Se para os adultos é difícil lidar com o sentimento de frustração, para as crianças pode ser ainda mais desafiador, uma vez que ainda estão no processo de desenvolvimento das competências necessárias para superar este desafio. A seguir veja dicas para ajudar os filhos a enfrentar melhor este e outros momentos desafiadores.
Respeite o sentimento da criança
Não se deve negar a dor da perda. Deixe que a criança sinta e assimile a sensação de frustração que está sentindo. Isso a ajuda a reconhecer melhor suas emoções.
Explique o contexto
É natural que as crianças tenham uma dificuldade maior em aceitar a perda, seja numa brincadeira, um jogo ou uma competição. Mas é possível facilitar a maneira como os pequenos vão lidar com o sentimento de derrota. Por exemplo, esclarecendo os fatores que levaram a determinado resultado. Ao entender o que provocou a perda, ela pode enfrentar melhor a situação. A escola, pais e outros familiares têm papel importante nesse sentido, ao fazer com que a criança enxergue os significados que a situação pode ter.
Destaque aspectos positivos
Vale também mostrar à criança que as possibilidades vão muito além de ganhar ou perder. Isso inclui ressaltar o bom desempenho de determinado jogador ou lembrar de outras partidas em que o time atuou bem. Isso faz com que a criança entenda de maneira mais ampla o que aconteceu, compreendendo melhor o que ela sente nessas situações.
Pratique a empatia
Pais podem contar à criança como se sentem e o que fazem para lidar com a derrota. O exemplo é importante para que o filho veja que os adultos também têm experiências difíceis e que precisam enfrentá-las.
E para além dos resultados, lembre que o principal é participar e se divertir com os amigos!
(Com informações do Estadão e do @educa.rossandroklinjey)
LEIA TAMBÉM:
[mc4wp_form id=”26137″]
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Por que as festas de fim de ano são tão difíceis para crianças com seletividade alimentar (e como ajudar de verdade)
Pratos desconhecidos, aromas novos e comentários de familiares podem transformar a ceia em um enorme desafio emocional para crianças seletivas....
Menores fora das redes: a exclusão da Austrália é cuidado ou ilusão?
Primeiro país a adotar a medida, a Austrália reacende um debate global entre famílias, escolas e governos: como proteger crianças...
Seu filho não precisa sentar no colo do Papai Noel; 4 cuidados essenciais para crianças neurodivergentes
Com preparo, respeito ao ritmo da criança e uma boa dose de acolhimento, a magia do Natal pode ser especial...
A infância em looping: o que a denúncia contra o TikTok revela para nós, mães
Para o Instituto Alana, mecanismos como rolagem infinita, autoplay e recompensas digitais funcionam como gatilhos de vício, desrespeitando as normas...






