Confira o que rolou no 3º Seminário Internacional de Mães

    141
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Por Catarina Ferreira, Cristina Moreno de CastroGabriela Willer, Juliana Sodré, Luciana Ackermann, Sabrina Abreu e Verônica Fraidenraich

     

    {{{{NTA=}}}}

    A Canguru tem muito orgulho de ser uma das organizadoras do maior evento voltado para as mães no Brasil. A terceira edição do Seminário Internacional de Mães aconteceu neste sábado, 6 de maio, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, e reuniu 1.006 pessoas — 917 mulheres (91% do total) e 89 homens.

    infoseminario.jpg (125 KB)
    Conheça o perfil do público que participou do seminário

     

    O evento foi um verdadeiro sucesso, com auditório lotado em todas as palestras, além de coffe breaks animadísimos, sendo a oportunidade para as mães fazerem amizades e trocarem ideias e experiências.

    O estande da Canguru também teve filas ao longo de todo o dia, com mães passando para gravar um depoimento respondendo à nossa pergunta: “O que você faz para criar filhos melhores para o mundo?” 

    Cinco feras em suas áreas de atuação foram convidadas para falar com o público, mediadas pela diretora de conteúdo da Canguru, Ivana Moreira: Mara Luquet, colunista da CBN, que falou sobre educação financeira para a família, Tina Bryson, psicoterapeuta norte-americana coautora dos best-sellers “O Cérebro da Criança” e “Disciplina Sem Drama”, o médico Drauzio Varella, que falou sobre a importância de as mães cuidarem de si mesmas, Estela Renner, que fez um balanço do que aprendeu com seu documentário “O Começo da Vida”, e o escritor Marcos Piangers, autor de “O Papai é Pop”.

    As palestras

    Mara Luquet abriu o evento frisando que o principal investimento que as mães podem fazer por seus filhos é cuidar delas próprias e se protegerem financeiramente para terem uma velhice tranquila. Ela também destacou que o maior legado que os pais podem deixar a seus filhos é ensiná-los a fazer escolhas e, para isso, é essencial dizer “não” e orientar sobre o que é prioridade e o que é supérfluo. CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa sobre a palestra de Mara Luquet.

    Tina Bryson teve que participar do encontro via videoconferência porque seu filho estava doente — coisa de mãe, né? Ela despertou especial interesse dos pais e também de pessoas que vieram ao seminário com objetivo profissional/acadêmico. Ela mostrou, de forma bem científica, como funciona o cérebro das crianças pequenas e por que não vale a pena gritar com elas ou tentar usar argumentos lógicos na hora da birra, por exemplo. CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa sobre a palestra de Tina Bryson.

    8tinabryson_seminariodemaes_gustavo.jpg (265 KB)
    Tina Bryson teve que fazer a palestra via videoconferência | Foto: Gustavo Andrade

    Drauzio Varella reservou boa parte de sua conversa para exaltar a importância dos exercícios físicos para a saúde e a importância de as mães também olharem para a própria saúde, e não só para a dos filhos. Fazer exercício tem que ser um hábito, assim como escovar os dentes e tomar banho, disse o médico. “Não tem tempo? Problema seu, você que tem que saber como vai resolver esse problema.” O público gostou tanto da conversa que, ao final, além de aplaudir Varella por vários minutos, ainda cantou parabéns pelo aniversário que o palestrante estava comemorando nesta semana. CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa sobre a palestra de Drauzio Varella.

    “As palestras foram empolgantes, especialmente a do médico Drauzio Varella. Eu corro e pedalo e gostei quando ele falou que mais importante que lembrar que a atividade física faz bem à saúde é saber que o sedentarismo faz mal”, disse a agrônoma mineira Daniela Finotti, 36 anos, mãe de cinco filhos.

    Estela Renner conversou sobre o que aprendeu com seu filme “O Começo da Vida, que foi exibido em mais de 7000 salas de cinema ao redor do mundo, e também disponibilizado no iTunes, na Netflix e na plataforma VídeoCamp, além de ser utilizado como ferramenta da campanha mundial da Unicef pela primeira infância. CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa sobre a palestra de Estela.

    4estelarenner_seminariodemaes_gustavo.jpg (143 KB)
    Estela Renner falou sobre ‘O Começo da Vida’ | Foto: Gustavo Andrade

     

    Por fim, Marcos Piangers arrebatou a plateia com um discurso emocionadíssimo, visceral, e muitas vezes engraçado, em que compartilhou sua história, de filho criado só pela mãe “solteira” até pai de duas garotinhas que estão se tornando verdadeiras feministas. CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa sobre a palestra de Marcos Piangers.

    “A forma como ele fala da paternidade é admirável, ainda mais num país como o Brasil onde existe uma cultura de que os homens não têm responsabilidade com os filhos”, diz a psicóloga Layane Gedraz, 35 anos, mãe de seis filhos e autora do site Mamae 6 Estrelas.

    14_marcospiangers_seminariodemaes_gustavo.jpg (137 KB)
    Marcos Piangers emocionou todo mundo | Foto: Gustavo Andrade

     

    Público especial

    9_maede7_seminario_gustavo.jpg (309 KB)
    Julyana é mãe de 7 | Foto: Gustavo Andrade

    Se os palestrantes fizeram sucesso no palco, na plateia, as mães promoveram um evento a parte. Dentre os 1006 participantes, de 13 Estados do país, havia de tudo um pouco. Grupos de amigas, casais com filhos pequenos, mães sozinhas com seus bebês, mulheres solteiras e grávidas.

    Julyana Mendes, 40 anos, mãe de sete filhos e autora do instagram Mãe de Sete (@maedesete), que tem 227 mil seguidores, era uma das mais solicitadas para posar para fotos. A blogueira de Brasília, que participa do seminário pela segunda vez, diz que consegue se ausentar de casa por uns dias graças à rede de apoio que a ajuda com os filhos. “Esse papo de que mãe tem que dar conta de tudo sozinha não existe. Eu, felizmente, além do meu marido, tenho o auxílio da minha mãe, de uma tia e da sogra, sempre que preciso”.

    Famílias numerosas, como as de Julyana, são exceção na sociedade brasileira e também o foram no evento. A maioria das participantes – 73% – tinha entre um e dois filhos. Como é o caso de Rosalva Loureiro, 37 anos, de Manaus, no Amazonas, que veio assistir às palestras com quatro amigas e aproveitou para passear um pouco por São Paulo. “Estar num evento como esse é muito bom porque o que foi falado aqui é o tipo de conhecimento que toda mãe e pai deveriam ter, afinal, é um desafio criar filhos, eles não vêm com manual”.

    Luiza Martinez, 35 anos, foi sorteada na empresa em que trabalha e ganhou um ingresso para ir ao seminário com o marido, o administrador Guilherme Sales, 37 anos. Grávida de oito meses, ela compunha a parcela de 14% de mulheres gestantes no evento. Aguardando a chegada da primeira filha, o casal diz que os temas abordados os ajudaram a esclarecer muitas dúvidas. “Além das palestras, a troca de figurinhas com outras mães é sempre muito rica”, afirmou Luiza, que é gerente de recursos humanos.

    Minoria de papais

    Quem pensa que o 3 º Seminário Internacional de Mães não contou com a presença de homens está muito enganado. Eles estavam lá firmes, fortes e participativos. Ora trocando fraldas, ora carregando os filhos prá lá e prá cá, ora ninando bebê. Em um evento de mães, 9% dos inscritos foram homens. Como o empresário Ricardo Oliveira, de 34 anos, que viajou cerca de 400 km, de ônibus, entre Jacuí, interior de Minas, para São Paulo, com a esposa Ludmila Mota de Oliveira, de 33 anos, médica, que está no terceiro mês de gestação.

    Henrique Souza, de 36 anos, analista de sistema, também fez questão de acompanhar a esposa Graziella Nalin, que tem o hábito de seguir algumas blogueiras, que escrevem sobre maternidade. “Ela comentou sobre o evento e eu quis vir também. Acho importante o casal conhecer ideias novas sobre como educar nossos filhos.”

    paisblogueiros_jamileromeu.JPG (210 KB)
    Os pais blogueiros | Foto: Jamile Romeu

    Pelos menos sete homens que escrevem blogs sobre a paternidade marcaram presença no seminário. Um deles é Marcos Romeu, de 35 anos, autor do Papai no Controle, que viajou com a esposa, Jamile, com 12 semanas de gestação, e a pequena Tarsila, de 2 anos, de Brasília para acompanhar as palestras e debates. Romeu conta que teve um pai ausente e que seu avô se empenhou ao máximo para suprir essa carência.

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui