Artigos
Coleção ‘Meu Dinheirinho’ ensina educação financeira para crianças
Por Daniele Franco
Engana-se quem pensa que dinheiro não é assunto para ser discutido com crianças. Elas participam cada vez mais ativamente do orçamento familiar e precisam se conscientizar sobre seu papel nos gastos e nas economias da família. É o que afirma Carlos Eduardo Costa, que lança neste mês, pela editora Scrittore, que também publica a revista Canguru, a coleção Meu Dinheirinho, assinada em conjunto com o administrador e cientista social Fabrício Pereira Soares.
A coletânea reúne livrinhos com histórias feitas para as crianças lerem e entenderem o que Carlos Eduardo chama de pilares da educação financeira: ganhar, gastar, compartilhar e poupar. Em linguagem simples, a história de uma família comum com um casal de filhos vai se desenrolando à medida que os pequenos Duda e João Pedro vão aprendendo um pouco mais sobre como usar seu dinheiro.
“O livro traz uma sugestão de abordagem para que pais e escolas tratem da educação financeira e da consequência dos bons hábitos na vida das famílias”, afirma Carlos Eduardo. O autor, que é bacharel em ciências econômicas, mestre em administração, palestrante, professor e consultor, ainda enfatiza a importância dessa abordagem desde os primeiros anos da infância. “Enquanto crianças, os filhos têm participação intensa na vida econômica da família, e, futuramente, como adultos, eles têm muito mais chances de sere bem-sucedidos, que é o que todos os pais desejam para seus filhos.”
Pai de uma menina de 8 anos e de um bebê de 6 meses, Carlos Eduardo contou um pouco da própria história e de suas vivências na narrativa da obra, já que as crianças que a protagonizam têm o nome de seus filhos e uma rotina parecida com a deles.
Presente para as escolas
Educação financeira na infância é uma das bandeiras que a Canguru defende com muito empenho. A direção da revista acredita no poder desse aprendizado para o futuro das crianças.
Por isso, com o apoio da Porto Seguro Vida e Previdência e da corretora TGL, vamos levar essa discussão para as escolas parceiras — uma rede de instituições de educação infantil que distribui a publicação mensalmente. Autor da coleção Meu Dinheirinho, o educador financeiro Carlos Eduardo Costa fará palestras para os pais nas escolas. Além de informação de qualidade, que transforma a vida das famílias, os pais que comparecerem à palestra vão levar para casa, como presente para seus filhos, a coleção — e com direito a autógrafo! A ação será gratuita para doze escolas parceiras da Canguru.
Instituições interessadas só precisam agendar uma data ligando para o telefone de atendimento às escolas parceiras da Canguru: 4020-2472. Há disponibilidade entre abril e junho.
UM POUQUINHO DA HISTÓRIA
A coleção Meu Dinheirinho é dividida em quatro livrinhos: Moedinhas que Valem um Milhão, para a criançada aprender a poupar; O que Vou Ser quando Crescer, para ensinar a ganhar; Volta às Aulas, para aprenderem a gastar; e O Bem Compartilhado, ensinando os pequenos a compartilhar seus bens. As situações apresentadas geram identificação imediata com qualquer família. É o caso do trecho que mostra como os filhos ajudaram a pesquisar o preço do material escolar no início do ano letivo ou outro que descreve como a família se mobilizou para participar de uma campanha do agasalho.
As lições da obra servem de inspiração não apenas para famílias, mas também para as escolas. “É importante que escola e família estejam conectadas nesse sentido, cada uma fazendo sua parte. A escola, ao ensinar os aspectos de forma geral, e a família, ao atribuir valores a eles”, aconselha Carlos Eduardo. O lançamento de Meu Dinheirinho será no dia 4, para convidados, na sede da Porto Seguro, em Belo Horizonte.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Whey e creatina na infância: moda perigosa ou cuidado possível?
Outro dia, ouvi uma mãe comentar na arquibancada: “Meu filho faz esporte todo dia… será que já pode tomar whey?”....
Você pode estar errando no Natal (e não tem nada a ver com presentes)
Férias começando, casa cheia, luzes piscando Eu mesmo me peguei pensando: o que ficou no Natal da minha infância? Não...
A “Lei Felça” foi aprovada. Mas você sabe proteger seu filho online?
Levantamento inédito, feito com 1800 pais, mostrou que apenas 36% já ouviram falar sobre as novas regras do ECA Digital....
Por que o possível aumento da mortalidade infantil no mundo também diz respeito ao Brasil
Depois de 25 anos de queda contínua, relatório global acende alerta de risco de retrocesso na saúde das crianças. Vacinação,...






