Cinco cidades próximas a capital para passear com a família

Conhecer lugares novos que remetem a culturas diferentes, parques, ferrovias antigas, passar um tempo em meio à natureza são possibilidades que o interior paulista oferece. Veja aqui na #CanguruSP

Da Redação

parque campos do jordão - divulgação prefeitura.jpg (193 KB)
Foto: Divulgação

Fugir da correria e do agito da capital pode ser uma opção interessante para um passeio em família no final de semana. Conhecer lugares que remetem a culturas diferentes, visitar parques, ferrovias antigas, passar um tempo em meio à natureza, ou até mesmo tomar um banho de mar no litoral são possibilidades que as cidades próximas à capital oferecem. Pensando nisso a Canguru separou uma lista com cinco cidades a menos de 200 km de Sampa que oferecem atrações para toda a família. Veja abaixo:

Itú

itu - divulgação jessica ferrari.JPG (95 KB)
Foto: Divulgação

Localizada há aproximadamente 100 Km da capital, Itu é conhecida como a cidade onde tudo é grande. A Praça do Exagero é um do lugares onde é possível observar os objetos gigantes característicos do local. Lá o visitante encontra um caixa eletrônico, formigas e joaninhas, lápis de cor e inclusive um jogo de xadrez todos em tamanho gigante. Na cidade há também o parque municipal Cidade da Criança, equipado playgrounds para crianças de até 10 anos, lanchonete e entrada gratuita. O local fica aberto de terça a domingo das 8h às 17h.

cidade da criança itu - jéssica ferrari.JPG (93 KB)
Parque Cidade da Criança Itu | Foto: Divulgação

Entre as atrações com entrada gratuita, é possível visitar a Fazenda do Chocolate, uma construção que remete ao Brasil Colonial que funciona de terça a domingo das 8h30 às 17h45. A fazenda oferece diversas atrações que remetem à vida no campo e ainda é possível acompanhar a produção de chocolate.  

Salto

ponte - salto.JPG (75 KB)
Complexo Turístico da Cachoeira | Foto: Reprodução Facebook

Para passar um tempo em meio à natureza a cidade de Salto pode ser uma boa opção. A 104 Km da capital, o local abriga curso de água limpa do Rio Tietê, no qual visitante pode aproveitar a paisagem passando pela Ponte dos Enamorados e também na Cachoeira do Salto Grande, maior queda do rio em seu curso pelo estado. O Complexo Turístico da Cachoeira fica aberto de terça a domingo das 8h30 às 16h30.

cachoeira do rio tietê - prefeitura.JPG (95 KB)
Cachoreira do Rio Tietê | Foto: Reprodução Facebook

Outra opção de passeio na cidade é o Parque do Lago, com entrada gratuita, o local funciona de terça a domingo das 8h30 às 16h30, o equipado com lanchonete, quadras, pista de aeromodelismo, playground, equipamentos de ginástica para adultos, pista para caminhada de 1,6 km, além de área para relaxar em meio à natureza, com um lago de 75 mil m² e dezenas de espécies de aves.

Holambra

expoflora facebook.JPG (141 KB)
Expoflora 2016 | Foto: Reprodução Facebook

A cidade de Holambra se formou em torno da imigração holandesa no estado de São Paulo, e a influência europeia pode ser vista na cultura e na arquitetura local. Há aproximadamente 120 Km da capital, a cidade é famosa pela Expoflora, evento que explora a beleza das diferentes flores cultivadas no local. A exposição acontece entre os meses de agosto e setembro. Além da festa das flores, o evento conta com variada programação cultural.

Holambra também oferece atrações permanentes aos visitantes, como o Moinho dos Povos Unidos, construção idealizada por um holandês que remete à moinhos característicos dos países baixos. E o Moinho de Holambra, monumento que conta a história da cidade e abriga um mirante no qual é possível observar toda a paisagem.

Campos do Jordão

fickr campos do jordão.jpg (634 KB)
Foto: Reprodução Flickr

Há aproximadamente 170 Km da capital paulista está a cidade de Campos do Jordão. De acordo com o IBGE, a cidade é a mais alta do Brasil, 1.628 metros de altitude média. Por conta do Festival de Inverno e da Festa da Cerejeira Campos do Jordão tem alta procura durante as estações mais frias. Em Campos do Jordão também é possível perceber a influência da imigração européia em sua arquitetura, principalmente nos estabelecimentos do centro da cidade.

parque campos do jordão - divulgação prefeitura.jpg (193 KB)
Parque do Horto Florestal | Foto: Divulgação

Também é possível aproveitar as paisagens locais em climas quentes, isso porque a cidade abriga vasta vegetação do Vale do Paraíba que o visitante pode observar em diversos parques e trilhas, como o Parque Estadual do Horto Florestal. A cidade também abriga um teleférico e passeio de trem que levam até a cidade de Pindamonhangaba ou Santo Antônio do Pinhal. Durante o passeio, os turistas passam pelo Vale do Lageado de onde podem apreciar a vista panorâmica do ponto ferroviário mais alto do Brasil.

Praia de Itaguaré

itaguaré bertioga - prefeitura.jpg (112 KB)
Foto: Divulgação

Para quem procura um lugar sossegado para aproveitar a vista litorânea a Praia de itaguaré pode ser uma boa pedida. Há aproximadamente 120 Km da capital e 20 km do centro de Bertioga o local é conhecido por abrigar o encontro do Rio Itaguaré com o mar, a região fica numa área de preservação ambiental, o Parque Estadual da Restinga, por isso, o acesso é feito a pé, mas há local apropriado para deixar carros próximos à praia. Não é permitido estacionar na areia, há restaurantes e lanchonetes localizados do outro lado da rodovia Rio Santos, mais próxima à praia.

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também