Artigos
Ciência descobre como o corpo da mãe detecta que é hora de começar o trabalho de parto
Por muito tempo, aprendemos que o início do parto é comandado principalmente por hormônios. Agora, um novo estudo sugere que o corpo usa também outro tipo de sinal: a força física. Em outras palavras, o útero não só cresce com o bebê, mas também “percebe” o quanto está esticado. Essa informação é, então, utilizada para desencadear o trabalho de parto.
A pesquisa, publicada em 2025 na revista Science, identificou o papel de sensores celulares chamados canais PIEZO. Estes sensores funcionam como detectores de pressão e estiramento. À medida que a gravidez avança e o útero se expande, eles captam a tensão mecânica nos tecidos e transformam esse estímulo físico em sinais biológicos, que ajudam a coordenar as contrações. É como se o corpo combinasse dois tipos de relógio: um químico (hormonal) e outro mecânico (físico) para decidir quando o bebê está pronto para nascer.
Os cientistas observaram que os canais PIEZO influenciam a atividade do músculo uterino, contribuindo para que as contrações fiquem mais organizadas e eficazes no momento do parto. Isso ajuda a explicar por que fatores físicos, como o crescimento do bebê, a distensão do útero ou alterações na estrutura uterina, podem impactar partos prematuros, tardios ou prolongados.
Além de ampliar a compreensão sobre como o parto começa, o estudo abre caminho para novas possibilidades médicas no futuro, como tratamentos para reduzir o risco de parto prematuro ou estratégias mais precisas para indução do parto, respeitando os mecanismos naturais do corpo.
O parto é um processo profundamente integrado entre corpo, tempo e biologia. Isso quer dizer que é muito mais do que uma questão de data no calendário, mas é toda uma dança sincronizada do organismo, que se prepara, pouco a pouco, para o momento do nascimento. A pesquisa ajuda a valorizar a complexidade do corpo feminino e pode contribuir, no futuro, para que mais mulheres tenham partos personalizados, seguros e respeitosos. O conhecimento muda vidas, processos e é capaz de transformar a forma de nascer.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
3 receitas de air fryer que vão salvar a lancheira das crianças neste ano
Além de ajudar a preparar os alimentos de forma saudável, sem óleo, as fritadeiras elétricas são uma mão na roda...
8 cuidados com o uso de maquiagem nas crianças no Carnaval
As cores e o brilho fazem parte das fantasias e brincadeiras. No entanto, é importante lembrar que a pele das...
Caru: a primeira inteligência artificial criada para apoiar mães na vida real
Imagine ter uma rede de apoio disponível 24 horas por dia, direto no WhatsApp, pronta para responder às dúvidas do...
Já ouviu falar na regra 2-2-2? Dica simples pode salvar seu relacionamento
Com trabalho, filhos, compromissos e mil coisas na cabeça, se organizar para garantir um tempo de qualidade a dois é...






