Artigos
Chegou o verão! Hora de brincar na natureza, desacelerar e experimentar


Ah, o verão! Que delícia poder brincar ao ar livre, seja na cidade, pelos parques e pelas praças, no campo ou na beira do mar. O contato com a natureza estimula todos os sentidos, torna a criança mais cooperativa e potencializa toda a sua criatividade. Desemparedar, permitir que os pequenos brinquem do lado de fora, em um ambiente natural, é importante para o desenvolvimento pleno: intelectual, emocional, social, espiritual e físico. É um aprendizado vivo. As crianças que vivem a natureza de perto aprendem a amá-la e respeitá-la.
Para brincar na natureza, é preciso desacelerar e experimentar. Esquecer os prazos presentes na rotina cotidiana, libertar-se da ansiedade e conceder tempo e espaço para o brincar de forma livre.
Andar descalço, pisar na grama, tomar banho de chuva, olhar para o céu, subir em árvores, observar os insetos, notar as nuances da vegetação, fazer comidinhas com terra, areia, folhas e água – essas são atividades que possuem em si uma carga de encantamento e ludicidade.
Brincadeiras simples, como coletar elementos naturais e criar uma forma de registrá-los, são sempre muito prazerosas para as crianças. Pode ser uma caixa de tesouros, um álbum de memórias, um livro de recordações, com desenhos e montagens, um diário de férias ou até mesmo várias colagens para presentear a família e os amigos.
A natureza traz uma infinidade de possibilidades para as crianças. E, se todo mundo da família brincar junto, compartilhando sorrisos, dividindo momentos e registrando memórias afetivas, a infância se tornará ainda mais significativa. Experimentem!
Por: Na pracinha, movimento que incentiva o brincar na infância, próximo à natureza e em todo lugar. A ação promove eventos brincantes pela capital mineira, e suas idealizadoras, Flávia Pellegrini e Miriam Barreto, são autoras do guia Beagá pra Brincar. Na Canguru, a publicitária Flávia compartilha dicas de passeios e brincadeiras em família..
Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. Tem um filho, Martim, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Nem Enzo, nem Valentina: os nomes de bebês que dominaram os registros em 2025 (e surpreenderam os pais)
Helena lidera o ranking nacional pelo segundo ano seguido, enquanto nomes curtos ganham cada vez mais espaço nas certidões de...
“Sol faz bem, mas sem proteção pode deixar sequelas para a vida toda”
A maior parte da radiação que acumulamos ao longo da vida vem da infância. Se a proteção adequada não for...
Por que mais adolescentes estão passando por cirurgias de fimose?
Crescimento de internações no SUS revela falhas no diagnóstico precoce e dificuldade de acesso à saúde. Identificar e tratar a...
Vai viajar com as crianças? 5 coisas que você precisa saber para transportar os medicamentos com segurança
Do analgésico ao remédio de uso contínuo, alguns cuidados simples ajudam a evitar imprevistos e garantem que o tratamento funcione...






