‘Cada criança é única e devemos evitar comparações entre elas’

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    Por Ticiana Iyomassa

    Pais frequentemente apresentam dúvidas sobre o desenvolvimento de seus filhos nas aulas esportivas. Quais motivos explicam que crianças da mesma idade manifestem desempenhos diferen­tes? Ou por que uma criança já consegue realizar uma habilidade e outra não? Como justificar a mu­dança de turma de uma criança enquanto as outras permanecem na mesma?

    Diferenças anatômicas e funcionais entre as crianças geram distinções na aprendizagem mo­tora, assim como o ambiente e o convívio fami­liar influenciam na resposta cognitiva da criança.

    Entender como o ser humano aprende é um as­sunto que vem sendo estudado há muito tempo. Várias teorias de aprendizagem formam hoje a área de estudo denominada aprendizagem motora.

    O conceito de aprendizagem motora está rela­cionado à mudança permanente no comportamen­to motor. Muitas dessas mudanças são devidas a experiências anteriores, justificando a capacidade de uma criança realizar determinado movimento e outra não. Mudanças também são promovidas por meio da prática. Portanto, a frequência das crianças nas aulas é muito importante, o que pode explicar o motivo de uma criança assídua mudar de nível mais rápido que outras.

    A idade também é um importante fator que influencia na diferença do desenvolvimento. Por isso, nada de comparar crianças de diferentes fai­xas etárias. Cada etapa define um momento de de­senvolvimento ao longo do qual a criança constrói certas estruturas cognitivas.

    Crianças em diferentes estágios maturacionais do sistema nervoso, sob as mesmas condições de treino, podem alcançar desempenhos diferentes.

    Nesse sentido, podemos concluir que cada criança é única e que devemos evitar comparações entre elas. Mais importante do que comparar é incentivar a atividade física e respeitar sua velocidade de apren­dizado. O desenvolvimento geral permite limites bem flexíveis para aquisição de habilidades, e cada criança apresenta características que devem ser respeitadas, assim como suas experiências, sua história e sua indi­vidualidade.

    Ticiana Iyomassa, 34, é licenciada e bacharela em educação física pela UFMG e pós-graduada em atividades físicas para grupos especiais. É coordenadora de Acqua e Kids da Bodytech Savassi.

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