Por Gabriela Willer
Você já sabe que o Boulevard Olímpico é um ótimo passeio para curtir com a família, mas o que muita gente ainda não descobriu é que a região ganhou dois novos parquinhos, que fazem o maior sucesso com a criançada. Um deles fica em frente ao AquaRio, na Pra- ça Muhammad. Nele, há escorrega, discos pula-pula, balanços e um Spaceball, uma espécie diferente de trepa-trepa. O outro, pertinho da Igreja da Candelária e da Pira Olímpica, que, mesmo apagada, tem seus encantos, possui gira-gira, cama-elástica e gangorra. Os espaços contam com piso emborrachado, oferecendo maior segurança aos pequenos, e, de quebra, dão um colorido a mais ao complexo.
.jpg)
A região, que reúne o Porto Maravilha e a Orla Prefeito Luiz Paulo Conde, foi idealizada para o lazer e a interação entre os cariocas e os visitantes que acompanharam os Jogos de 2016, mas continua a fazer bonito.
O programa é um verdadeiro passeio turístico por parte do centro do Rio. A paisagem é inspiradora, formada pela Baía de Guanabara, o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio (MAR) e a Ponte Rio-Niterói. O passeio público tem 3,5 quilô- metros, desde a Praça da Misericórdia, próxima ao Aterro do Flamengo, ao Armazém 8 do Cais do Porto. No trajeto, não faltam crianças e jovens de patins, bike e skate.
Caminhando pela orla na altura da Praça Mauá, há diversos painéis de nomes consagrados no grafite, como o de Eduardo Kobra, responsável pelo Etnias, que entrou para o Guinness Book como maior do mundo. Ao todo, mais de vinte artistas participaram do espaço destinado à arte de rua. Um dos locais preferidos para as famosas selfies. Isso sem falar que os painéis garantem charme e modernidade nas fachadas dos antigos armazéns do porto, onde ocorrem eventos durante o ano.
Pertinho dos murais, adultos e crianças também se divertem registrando a visita em meio às enormes letras que formam a frase “Rio te amo”, onde, anteriormente, havia “Cidade Olímpica”. Para se abastecer com comidinhas e bebidas, food trucks garantem uma variedade de sabores. Também são frequentes apresentações de artistas de rua. Caminhando mais um pouco, estão os centros culturais dos Correios, da Marinha, do Banco do Brasil (CCBB) e a Casa França Brasil. Então, que tal turistar com os filhotes em um dos mais recentes cartões-postais do Rio? A região está recheada de cultura e diversão para todas as idades, não dá para perder…