Com informações da Folha de São Paulo
A FDA, agência norte-americana responsável pela regulação de drogas e alimentos no país, aprovou recentemente um aplicativo que funciona como uma espécie de anticoncepcional. Indicado para mulheres a partir dos 18 anos, o Natural Cycles (ciclos naturais, em tradução livre)traz uma tabela digital e calcula os prováveis dias férteis da mulher com base em medições de temperatura.
Para tanto, as usuárias têm de medir sua temperatura diariamente, logo após acordarem, com um termômetro basal, que é mais sensível que os comuns. Os dados coletados pelo aplicativo servem de referência para o cálculo do ciclo menstrual e também dos dias de maior probabilidade de fertilidade.
Segundo comunicado da FDA, ‘as mulheres que usam o aplicativo devem se abster de sexo ou usar proteção, como camisinhas, quando a informação ‘use proteção’ aparecer no programa’.
A ferramenta foi testada por cerca de oito meses, com 15 mil mulheres, antes de ser aprovada pela agência reguladora americana.
A taxa de falhas foi de 1,8 % para as usuárias que seguiam corretamente as indicações do aplicativo. Já para aquelas que, por exemplo, não usaram proteção ao praticar sexo em dias apontados como férteis, a taxa de erro ficou em 6,5%.
Apenas para comparar, a camisinha masculina tem taxas de falha de 2% com uso correto, chegando a 18% com uso menos regrado, informa matéria sobre o assunto da Folha de São Paulo. O único porém, destaca o jornal, é que trata-se de uma tecnologia que pode ajudar na prevenção de gravidez mas não das doenças sexualmente transmissíveis.