Abordagem Pikler: entenda essa metodologia da Educação Infantil

Pedagogia valoriza o brincar livre e o respeito ao ritmo individual de cada criança

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Professora realiza atividade com jogos em sala de aula da educação infantil
Abordagem Pikler busca criar um ambiente em que a criança aprenda de forma intuitiva e prazerosa
Buscador de educadores parentais
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Métodos de ensino eficazes não devem moldar as crianças de maneira uniforme, mas respeitar o desenvolvimento biológico natural, o processo de aprendizagem individual e a singularidade de cada uma delas, afirma Roberta Cassará Scalzaretto, especialista em formação de professores para a primeira e segunda infância e com foco na educação especial. Ela cita a abordagem Pikler, criada pela pediatra húngara Emmi Pikler (1902-1984), que valoriza o brincar livre e a autonomia, como um exemplo poderoso de como oferecer um ambiente onde as crianças de zero a três anos de idade se desenvolvem, expressam suas potencialidades e aprendem com confiança.

Ao terem liberdade para explorar e se divertir, os pequenos não apenas se entretêm, mas desenvolvem habilidades motoras, cognitivas e sociais, de forma integrada. Porém, em um ambiente escolar, onde frequentemente há prazos e metas a cumprir, esses momentos tendem a ser subestimados. “Ao permitir que cada criança explore suas potencialidades corporais e imaginativas, desenvolvendo habilidades motoras por si só, há um fortalecimento da autoconfiança e da autonomia mas, principalmente, o prazer em aprender e atuar no meio que o cerca”, relata Roberta. 

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Ela explica que ao entender a abordagem Pikler e o seu valor, os professores redefinem o que significa ensinar. “A prática nos mostra que o respeito ao processo de aprendizagem individual é uma ferramenta essencial, inclusive para incentivar habilidades emocionais como a paciência, resiliência e autoestima, muito importantes na educação especial.”

Esse respeito à individualidade reforça a importância de cada etapa do desenvolvimento. A especialista ressalta que não se trata de buscar resultados imediatos ou compará-los entre as crianças, mas de criar experiências de aprendizado significativas e duradouras, adequadas a cada um. Isso significa que o desafio e a proposta de ensino, assim como as atividades, devem estar ajustados a cada criança em específico, não podendo estar nem além, nem aquém do que ela tem potencialidade para solucionar.

“A abordagem Pikler nos mostra que educar na primeira infância é muito mais do que transmitir conhecimentos, é permitir que cada criança, juntamente com um adulto competente que lhe dá segurança emocional e física, descubra, construa e confie em seu próprio potencial. Isso trará reflexos extremamente positivos em suas vidas adultas”, finaliza a especialista.

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