A capacidade de sorrir e ver a vida com bom humor é o melhor legado que você poderá deixar para os seus filhos. Não há melhor maneira de lidar com os problemas do que com bom humor, que nos auxilia a mudar a perspectiva e achar uma solução por outro ângulo.
Uma vez um amigo chegou em casa e suas filhas haviam feito uma declaração de amor para ele. Elas escreveram na parede: “Papai, a gente te ama!”. Ele não pensou duas vezes, pegou o giz de cera e escreveu no mesmo lugar: “O papai ama vocês também, mas precisaremos pensar em uma solução para esta parede.” Ele poderia ter esbravejado, gritado e colocado as filhas de castigo, mas optou pelo bom humor. As meninas ajudaram a pintar a parede, ganharam uma história para contar para os seus filhos e netos um dia, além de uma lição de inestimável valor: o bom humor pode fazer toda a diferença quando estamos frente a um problema.
Aprender a encontrar humor em situações dramáticas pode trazer leveza à sua família e fazer com que momentos difíceis pareçam mais fáceis de serem tolerados. Quantas vezes por dia você repreende o seu filho, alerta sobre algo, fala não ou manda fazer algo do seu jeito? E quantas vezes você admira suas habilidades, encoraja alguma atitude, elogia o esforço por ter conseguido algo ou senta para rir junto? Sem dúvidas, a segunda opção é muito mais leve e gostosa! Às vezes, rir é, literalmente, o melhor remédio.
Então eu proponho um desafio: que tal começarmos a praticar mais o bom humor no nosso dia a dia?
*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.