Artigos
A importância de cuidar dos dentes de leite
Por Joyce Guimarães
Muitas são as perguntas que surgem quando falamos dos dentes decíduos, popularmente conhecidos como dentes de leite. Quando deve ser a primeira consulta da criança ao dentista? Qual a importância dos dentes de leite se eles irão cair? Por que usar aparelho na dentição de leite? Não seria melhor usar só na permanente?
E, para responder a tantos questionamentos, temos a odontopediatria e a importância da visita a essa especialidade para esclarecer todas as dúvidas.
Os dentes começam a se formar ainda na fase intrauterina. A gestante deve ir ao dentista para fazer o pré-natal odontológico, aprendendo a valorizar os cuidados com sua saúde bucal durante a gravidez, mantendo seus dentes e gengivas sem alterações inflamatórias, evitando problemas periodontais, que podem ser responsáveis por partos prematuros e baixo peso dos bebês ao nascimento. Serão dadas explicações sobre a importância da amamentação, orientações sobre copinhos, chupetas e mamadeiras, ensinando a melhor maneira de utilizá-los, caso sejam necessários.
Após o nascimento, o bebê deve ser levado ao odontopediatra. O ideal é que essa visita seja antes da irrupção dos dentes, para avaliação de todas as estruturas bucais e explicações sobre como deve ser feita a higiene bucal assim que irromper o primeiro dentinho, a pasta recomendada e a quantidade correta para cada idade, além das indicações sobre alimentação equilibrada, diminuindo o risco de cárie.
Os dentes decíduos são importantes para mastigação, fonação, estética, manutenção dos espaços e funcionam como um guia para a irrupção correta dos germes dos permanentes, orientando esse trajeto. Nessa fase é muito importante realizar uma avaliação do padrão facial da criança e verificar se há necessidade de ortodontia preventiva.
Os dentes decíduos são importantes para mastigação, fonação, estética, manutenção dos espaços e funcionam como um guia para uma irrupção correta dos germes dos permanentes, orientando este trajeto.
O encantamento da criança faz parte do dia a dia dessa especialidade, que sabe cuidar com conhecimento específico e amor, condicionando a criança para a vida toda, ao tornar a ida ao dentista agradável e reduzir, assim, futuros traumas psicológicos relacionados aos tratamentos odontológicos, além de promover a saúde bucal.
Cuidar dos dentes de leite dos pequenos depende dos pais, que estão cada vez mais conscientes de que a prevenção é a melhor opção para a saúde dos filhos.
Uma dentição saudável em todas as fases da vida contribui para uma vida mais feliz em todos os aspectos (social, emocional, físico e profissional), aumentando a autoestima e trazendo alegria.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Quer engravidar? Então, corra!
Não, a gente não quer te pressionar nem apressar uma decisão tão séria. Mas correr (ou praticar outras atividades físicas)...
Pais estão pagando os filhos para ler e se exercitar. Boa ideia ou tiro no pé?
Bastam rápidas interações em grupos de pais, seja nas redes sociais ou fora delas, para se deparar com uma tendência...
10 coisas que os pais precisam saber sobre puberdade precoce
Entenda o que é, quais os riscos e aprenda quais são os sinais que merecem atenção
Acidentes com lagartas em crianças: o “bichinho fofo” que pode ser um perigo
No calor, parques, praças, quintais e trilhas viram um convite irresistível para as crianças. É uma delícia – e até...






