Por Joyce Guimarães
Muitas são as perguntas que surgem quando falamos dos dentes decíduos, popularmente conhecidos como dentes de leite. Quando deve ser a primeira consulta da criança ao dentista? Qual a importância dos dentes de leite se eles irão cair? Por que usar aparelho na dentição de leite? Não seria melhor usar só na permanente?
E, para responder a tantos questionamentos, temos a odontopediatria e a importância da visita a essa especialidade para esclarecer todas as dúvidas.
Os dentes começam a se formar ainda na fase intrauterina. A gestante deve ir ao dentista para fazer o pré-natal odontológico, aprendendo a valorizar os cuidados com sua saúde bucal durante a gravidez, mantendo seus dentes e gengivas sem alterações inflamatórias, evitando problemas periodontais, que podem ser responsáveis por partos prematuros e baixo peso dos bebês ao nascimento. Serão dadas explicações sobre a importância da amamentação, orientações sobre copinhos, chupetas e mamadeiras, ensinando a melhor maneira de utilizá-los, caso sejam necessários.
Após o nascimento, o bebê deve ser levado ao odontopediatra. O ideal é que essa visita seja antes da irrupção dos dentes, para avaliação de todas as estruturas bucais e explicações sobre como deve ser feita a higiene bucal assim que irromper o primeiro dentinho, a pasta recomendada e a quantidade correta para cada idade, além das indicações sobre alimentação equilibrada, diminuindo o risco de cárie.
Os dentes decíduos são importantes para mastigação, fonação, estética, manutenção dos espaços e funcionam como um guia para a irrupção correta dos germes dos permanentes, orientando esse trajeto. Nessa fase é muito importante realizar uma avaliação do padrão facial da criança e verificar se há necessidade de ortodontia preventiva.
Os dentes decíduos são importantes para mastigação, fonação, estética, manutenção dos espaços e funcionam como um guia para uma irrupção correta dos germes dos permanentes, orientando este trajeto.
O encantamento da criança faz parte do dia a dia dessa especialidade, que sabe cuidar com conhecimento específico e amor, condicionando a criança para a vida toda, ao tornar a ida ao dentista agradável e reduzir, assim, futuros traumas psicológicos relacionados aos tratamentos odontológicos, além de promover a saúde bucal.
Cuidar dos dentes de leite dos pequenos depende dos pais, que estão cada vez mais conscientes de que a prevenção é a melhor opção para a saúde dos filhos.
Uma dentição saudável em todas as fases da vida contribui para uma vida mais feliz em todos os aspectos (social, emocional, físico e profissional), aumentando a autoestima e trazendo alegria.