Todos os pais sabem que a rotina de estudos não termina com o sinal de saída da escola. Muitos gostariam que fosse assim, é verdade. Mas inevitavelmente chega a hora do dever de casa, quase sempre um teste de paciência — e não apenas para as crianças. Cansaço, desânimo e falta de concentração podem tornar essa tarefa um pesadelo. É o que acontece com a estudante de direito Natália Rocha, de 28 anos. Responsável por ensinar o dever ao filho, Marcus Vinícius Fernandes, de 4 anos, aluno do 1º período, ela se queixa que o menino é muito disperso. “Ficamos em um embate para ele terminar. Mas tento deixar as coisas no tempo dele, para não tornar a tarefa uma tortura.”
Pedagoga com pós-graduação em educação infantil e alfabetização, Lilian Barbosa diz que o principal problema do dever de casa é, como em outros aspectos da criação dos filhos, a falta de tempo dos pais para acompanhá-los nesse momento. “Essa interação é essencial não apenas para o desenvolvimento acadêmico, mas para o fortalecimento de uma relação saudável entre pais e filhos”, afirma. Já Maria da Conceição César, psicóloga com especialização em família e vinte anos de experiência em clínica, diz que o dever de casa é essencial para os pais perceberem as dificuldades dos filhos como alunos e quais matérias são mais complicadas de serem absorvidas. “Todos estivemos na mesma situação um dia”, lembra. “O mais importante é fazer o dever com o filho e não por ele, motivando-o e apoiando-o.”
Como tornar o dever de casa mais eficaz
- Crie uma rotina fixa para que o dever de casa se torne um hábito e a criança saiba os seus horários e responsabilidades.
- Escolha um ambiente adequado. É impossível não se dispersar com televisão ligada,animais brincando e pessoas conversando.
- Aprenda a ouvir o seu filho. Ele, muitas vezes, já aprendeu mais do que você imagina e não precisa que você faça as coisas por ele.
- Incentive a leitura. O dever de casa ficará muito mais fácil se o seu filho souber interpretar os enunciados.
- Mostre as incorreções, mas não apague para a criança. O erro faz parte do processo de aprendizagem. Ensine a importância da persistência em apagar e refazer até acertar.
- Use a tecnologia como aliada. Faça pesquisas e mostre à criança o conhecimento que computadores e tablets pode nos trazer.