Quer oferecer aos filhos um gostinho de paraíso? Leve-os para Londres. A cidade tem atrações para todas as exigências e orçamentos. Inclusive orçamento zero. Se você não quiser gastar um centavo enquanto as crianças se divertem muito na capital inglesa, aqui vão algumas dicas. Apenas algumas.
Londres possui mais de 2 000 anos de história. E milhões de anos de história universal guardados em seus museus, que estão entre mais completos da Terra. Um deles, o de HISTÓRIA NATURAL, tem 75 milhões de objetos no acervo e a maior coleção de dinossauros, inclusive um tiranossauro em tamanho natural, com direito a garras, urros e olhar amedrontador. De graça, é claro.
No BRITISH MUSEUM, a grande atração é a Pedra de Roseta, que ajudou decifrar os hieroglifos egípcios. Depois de vê-la, a garotada visita as múmias e os sarcófagos nas salas adjacentes. Obviamente as lendas sobre múmias desfilando à noite pelo museu fazem parte do roteiro. Numa outra ala, ficam muitas das belas esculturas que adornavam o Parthenon de Atenas, com os sinais dos maus-tratos recebidos ao longo dos séculos. Minha sala preferida é a do Iluminismo (Enlightenment Room), onde um rei louco juntou tudo que podia da Terra inteira. Sua coleção virou um salão de raridades. Desde fósseis até vasos etruscos e livros antigos, entre eles o relato de uma viagem ao Brasil do qual eu nunca tinha ouvido falar. Ah, sim, não perca o andar da Mesopotâmia, com os relevos dos assírios. Eta povo bravo! Eram de arrepiar.
Ao ar livre, a grande pedida são as caminhadas pelos parques reais. As crianças adoram. Podem correr à vontade, pisar na grama, jogar comida para os bichos, tentar pegar os esquilos. Meu favorito é o REGENT´S PARK, com seu gramado sempre verde, o lago com milhares de aves, além do Teatro ao Ar Livre e as roseiras do Jardim da Rainha. No SAINT JAMES´S PARK, podem alimentar os pelicanos e, depois de um rolezinho, esticar até o Palácio Buckingham para ver a troca da guarda. No GOLDERS HILL PARK ZOO, sem gastar um tostão, a garotada se diverte nos bosques e conhece bichos estranhos, como as risonhas kookaburras.
Londres tem muitas outras atrações gratuitas para crianças. A maior, no entanto, é a própria cidade, verdadeiro museu a céu aberto, em que os séculos se misturam, com ostentação, inovação e simplicidade. Tudo isso faz da capital um paraíso para a infância. E leva os adultos a grandes curtições ao lado dos filhos. É pagar para ver. Aliás, pagar não precisa.
LUÍS GIFFONI
é cronista, romancista e palestrante. Autor de 26 livros, tem nas viagens uma de suas paixões. Nelas aprende a diversidade do mundo e das pessoas, experiência que acaba traduzindo em suas obras. Neste espaço, dá dicas sobre como aproveitar o mundo com os pequenos.