Costa do Descobrimento

    60
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Costa do DescobrimentoEm abril comemoramos o descobrimento do Brasil pelos portugueses. A comemoração parece estranha a muita gente. Descobrir como, se havia índios aqui muito antes dos europeus? A façanha indígena não conta? Discussões à parte, explorar a Costa do Descobrimento é um programa que marca para toda a vida. Afinal, estamos mergulhando na origem de nossa herança cultural.

    A Costa do Descobrimento fica no Sul da Bahia, nos arredores de Porto Seguro. Oferece desde parques naturais a cruzeiros marítimos, de canoagem a voos em ultraleve, de cavalgadas nas praias a trekkings nas matas, de mergulhos em recifes a stand up paddle nas águas mansas das enseadas, de vilas históricas a aldeias indígenas.

    A vida gira em torno do mar, o ímã da área. A começar pelas belas praias. Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva e Espelho há muito transcenderam as fronteiras brasileiras e viraram point internacional. A rede hoteleira está equipada e há opções para todos os orçamentos. Os restaurantes também. Com a demanda crescente, os preços subiram, mas ainda é possível comer e dormir bem a um custo acessível. Sobretudo em abril, quando a alta temporada acabou.

    Na Costa do Descobrimento evidentemente há muita história. A começar pelo Monte Pascoal, a primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral. Em seu entorno foi criado o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, no município de Itamaraju, à margem da BR-101. Ali ainda residem membros da etnia pataxó e resistem porções da Mata Atlântica original. Além de conhecimento, a garotada pode adquirir cocares, arcos, flechas, colares, pulseiras e brincos com o colorido da floresta e o bom gosto dos índios. Aliás, em toda a região, a presença dos pataxós é marcante. Perto de Caraíva, uma vila com ruas de areia e a foz de um rio encantador, fica sua aldeia-mãe, na qual se pode participar de rituais seculares. No Parque Nacional Pau-Brasil, em Porto Seguro, a garotada entra em contato com a árvore que deu nome ao nosso país, vê uma das suas maiores reservas e caminha dentro de um patrimônio da humanidade.

    O pequeno distrito de Vale Verde, com sua praça gramada e sua igrejinha jesuítica, cuja fundação remonta ao século XVI, ainda conserva o clima tranquilo que Trancoso, com origem, traçado e evolução parecidos, vai aos poucos cedendo para bares e restaurantes. Nesses dois locais, meninas e meninos fazem, num piscar de olhos, uma volta aos tempos coloniais. O Centro Histórico de Porto Seguro também lhes oferece igrejas, casarões, casinhas coloridas e marcos históricos que dão aulas ao vivo sobre nossa tradição cultural.

    Em Arraial d’Ajuda, além de explorar os peixes nos recifes quando a maré abaixa, vale a pena levar as crianças ao Eco Parque. Diversão garantida. Tirolesa gigante, piscina com ondas, toboáguas e a beleza do lugar transformam o passeio em memórias de alegria.

    Por tudo isso, a Costa do Descobrimento é uma grande descoberta para as crianças. Para adultos também. Descoberta que perdurará. Afinal, ali nasceu o Brasil com o qual convivemos. E ali sobrevive o legado da terra ainda sem sotaque europeu.

    Luís GiffoniLUÍS GIFFONI

     é cronista, romancista e palestrante. Autor de 26 livros, tem nas viagens uma de suas paixões. Nelas aprende a diversidade do mundo e das pessoas, experiência que acaba traduzindo em suas obras. Neste espaço, dá dicas sobre como aproveitar o mundo com os pequenos.

    Contato: [email protected]

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui