Cuidados com a pele do bebê no inverno

52
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

pele-bebeEm épocas de temperaturas baixas e tempo seco, é ainda mais importante que as mamães se atentem aos cuidados com a pele do bebê. Por ser muito fina e frágil, a epiderme dos pequenos está mais propensa a sofrer com alergias, irritações, dermatites, coceiras e outras lesões.

A dermatologista Moema Lisboa Freitas, que costuma atender crianças com esses problemas especialmente durante o inverno, afirma que alguns cuidados simples na hora do banho podem ajudar a evitar reações indesejadas. “A atenção especial na hora do banho é uma das principais dicas que eu dou às mães que me procuram. Não só ao tempo, mas também aos produtos utilizados. Muitas mães querem deixar a criança com um cheirinho agradável, mas se esquecem que os compostos responsáveis pelo aroma podem trazer malefícios à saúde dos bebês”.

 

Com a ajuda da especialista, a Canguru selecionou alguns dos principais cuidados que vão deixar a pele dos pequenos linda e forte para resistir ao friozinho.

 

1) Hidrate bem: dê preferência a hidratantes hipoalergênicos, infantis ou à base de glicerina. Os óleos naturais, como o de amêndoas e o de semente de uva, aliados aos cremes hidratantes, também funcionam bem. Lembrando que esses produtos só são indicados para crianças a partir dos 6 meses.

 

2) Atenção ao sabonete: dê preferência a sabonetes de composição hidratante, como o sabonete de GH ou de glicerina.

3) Evite banhos demorados: muito tempo exposto à água, principalmente a água quente, atrativa nos dias mais frios, pode contribuir para o ressecamento.

4) Guarde a bucha de banho: o atrito da bucha retira a proteção natural da pele, que é ainda mais importante em dias de baixas temperaturas, pois ajuda a evitar o ressecamento.

É importante ressaltar que as dicas são profiláticas, ou seja, servem para prevenir possíveis lesões. Se a criança apresentá-las, entretanto, deve-se consultar um médico para que o tratamento correto seja iniciado.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui