Para pais e adolescentes (2)

    35
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Por Luís Giffoni

    Vista de Huaraz. | Foto: UwebartHuaraz. Guarde o nome desta cidade nos Andes peruanos. Ela se tornará um dos points da aventura radical no planeta. Para pais e adolescentes que amam a natureza. Sobretudo os que curtem escaladas e caminhadas.

    Huaraz tem beleza de sobra. Montanhas altas, nevadas de um lado, secas do outro. Trilhas para todos os gostos e todas as idades, a partir dos 14 anos. Um dos maiores picos das Américas, o imponente Huascarán, com 6.867 metros de altura. Lagoas lápis-lazúli. Rios com corredeiras perfeitas para rafting. Árvores estranhas e belas, os quinuales. Um céu com muito mais estrelas que o de BH. Se você tiver sorte, poderá experimentar um terremoto. Pelo menos uma dezena, só detectável nos aparelhos, acontece todos os dias. As falhas geológicas estão por toda a parte. Você pula por cima delas. Não erre o pulo. O buraco é fundo.

    Huaraz possui um turismo ecológico organizado. As empresas cuidam bem do cliente, não apenas na escolha das trilhas, também na segurança e na alimentação (consulte, por exemplo, a Artizon no  www.artizonadventure.com). Depois de um dia inteiro de caminhada, você encontra o acampamento montado, água quente para a higiene básica e biscoitos com chá de coca (que nada tem de droga e, vendido em sachês, é consumido em todo o Peru), enquanto aguarda o jantar.

    Huaraz fica a mais de 3.000 metros de altitude. Para aclimatar o corpo, há os passeios à Quebrada de LLanganuco, onde se encontram duas lagoas, Chinancocha e Orconcocha, duas joias de cor turquesa a 3 850 metros. Elas poderiam servir de modelo para os jardins do Éden. O mesmo se pode dizer da Lagoa Churup. Todas as agências fazem tours diários a esses locais.

    Para uma bela noção do que a região possui, aconselho a atravessar o Vale de Santa Cruz. É o trekking mais fácil. Dura quatro dias. Oferece visual espetacular que inclui várias cachoeiras com centenas de metros e a montanha considerada a mais bela da Terra, o Alpamayo. A trilha cruza um passo a quase 5 000 metros. Segue um rio de águas azuis com tapete de flores amarelas nas margens.

    Para quem estiver bem treinado, o destino é a Cordilheira de Huaihuash, aventura de até catorze dias num cenário deslumbrante de neve, lagoas e florestas de quinuales. As temperaturas podem baixar a 15 graus negativos. O único banho quente disponível é no sexto dia, nas águas que saem do interior de um vulcão.

    Huaraz, além da beleza natural, tem história. Ela pode ser vista no museu arqueológico na Plaza de Armas, com peças de civilizações anteriores aos incas.

    Huaraz. Guarde esse nome, se você e seus filhos gostam de aventura. Ali, a quase 7.000 metros, você viaja ao céu. Literalmente.

    Luís Giffoni

    LUÍS GIFFONI

     é cronista, romancista e palestrante. Autor de 26 livros, tem nas viagens uma de suas paixões. Nelas aprende a diversidade do mundo e das pessoas, experiência que acaba traduzindo em suas obras. Neste espaço, dá dicas sobre como aproveitar o mundo com os pequenos.

    Contato: [email protected]

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui