Chuva de meteoros ilumina o céu de BH na madrugada desta sexta (12)

    101
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Por Rafaela Matias

    Chuva de meteoros Perseidas | Foto: Nasa/JLP

    Tudo bem que crianças precisam dormir cedo para crescerem saudáveis. Mas é possível abrir uma exceção quando o motivo é justo, não é mesmo? Na madrugada de hoje para amanhã, por exemplo, pode ser um bom momento para adiar o beijinho de boa noite, pegar a pipoca e ficar de olho no céu. É que a chuva de meteoros Perseidas, causada pelo rastro do cometa Swift-Tuttle, vai iluminar as alturas e proporcionar um espetáculo celeste, que atingirá o seu ápice à 1h da manhã. Cerca de 80 estrelas cadentes passarão a cada hora e poderão ser vistas a olho nu, até o nascer do sol.

    Embora não seja um fenômeno raro – ele acontece anualmente no mês de agosto, quando a Terra atravessa a cauda do cometa –, a intensidade será maior em 2016. “Há pouco mais de um ano, houve uma aproximação desses dejetos com o planeta Júpiter, que acabou trazendo-os para mais perto de onde a Terra vai passar”, explica o astrônomo Renato Las Casas, coordenador do grupo de astronomia da UFMG.

    Normalmente, a chuva é mais nítida no Hemisfério Norte, mas com o aumento da intensidade o visual deste ano também estará perfeito para ser apreciado no Hemisfério Sul (especialmente no campo, onde há menos interferência de luzes artificais).  Os pequenos que precisam acordar cedo para ir à aula, terão uma segunda chance na madrugada de sexta para sábado. A tempestade não será tão intensa, mas a experiência certamente continuará encantadora. Boa observação!

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui