Livro que será lançado em BH nesta terça fala sobre a infância de um cadeirante

    97
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Jairo Marques | Foto: DivulgaçãoNesta terça-feira (23), às 18h30, será lançado em Belo Horizonte, no auditório do BDMG (Rua da Bahia, 1600, Lourdes), o livro Malacabado: a história de um jornalista sobre rodas. Escrito pelo repórter e colunista da Folha de S.Paulo Jairo Marques, a obra fala sobre as dificuldades e superações da vida do autor, que teve poliomielite aos 9 meses de idade e, por causa da paralisia decorrente da doença, precisou sempre de aparatos, como a cadeiras de rodas, para se locomover. Na obra, Jairo fala sobre preconceito, enfrentamento e caminhos possíveis para lidar com os desafios impostos pela condição.

    Grande parte da obra é focada na infância de Jairo, abordando, especialmente, as alternativas criadas por ele e sua família para que o desenvolvimento acontecesse dentro do esperado e que as dificuldades fossem minimizadas. “A vida de uma criança cadeirante tem diferenças importantes, porque ela passa grande parte do tempo se reabilitando e aprendendo a viver com isso. Por outro lado, é apenas uma criança e não tem conhecimento pleno de sua condição”, diz Jairo. “Por isso, foi fundamental a postura da minha família, que me incentivava muito a ser criança, apesar das exigências do tratamento. A infância como cadeirante ou com outra deficiência tem as diferenças que o quadro impõe, mas é fundamental manter o máximo possível de igualdade”, completa.  

    Livro Malacabado: a história de um jornalista sobre rodas | Foto: Divulgação

    Além disso, Jairo fala sobre a importância das amizades nessa fase, mostrando quais as brincadeiras eram possíveis e a forma como a solidariedade da turma foi importante para a sua inclusão. Outro aspecto importante citado pelo jornalista é o de que os pais de crianças com deficiência centram muitas energias na busca pela cura – o que, para ele, é legítimo e compreensível –, mas é preciso, às vezes, dar uma pausa para curtir a criança e empoderá-la também de outra maneira.

    Para participar do lançamento do livro, os interessados devem confirmar presença pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3219-8521.O lançamento dá início ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do BDMG, que promoverá outras ações ao longo do ano. 

    Aproveitando a passagem por BH, Jairo também dará a palestra Comunicação e diversidade: desafios da abordagem e representação, na UFMG no dia 24, quarta-feira , às 10h. Aberto ao público, o evento acontecerá na Fafich, campus Pampulha.

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui