Casa Kubitschek

    91
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Por Na Pracinha

    Foto: Julia BaetaUma “casa-museu”, com um telhado que tem a forma de asa de borboleta e planos inclinados,  projetada por Oscar Niemeyer. Jardins assinados por Burle Marx e um amplo quintal, localizada às margens da Lagoa da Pampulha — tem cenário mais convidativo para um passeio em família?

    A casa de fim de semana de Juscelino Kubitschek, quando ainda era prefeito de Belo Horizonte, foi restaurada e transformada em um museu. Móveis, adornos, objetos, espaços e fotografias da época foram preservados. Durante o passeio, vivenciamos como era habitar entre os anos 40 e 60.

    No passeio, conhecemos a casa grande, incomum para os tempos de hoje, com lareira, sala de estar, sala de jantar, sala de TV, quarto de hóspedes, sala de jogos, piscina, varanda, casa anexa, mezanino, tijolos de vidro no corredor e muitas sacadas. As curvas e os jardins do fundo da casa contam com espécies características da flora da região de Diamantina, como as famosas sempre-vivas, típicas da região. Também chamam atenção os cincos pés de jabuticaba, fruta preferida do Juscelino. Nos períodos de chuva, é possível ver os pés carregados!

    Passear pela casa acompanhado por crianças é uma experiência muito interessante, pois os olhares curiosos instigam perguntas divertidas sobre costumes de antigamente. Durante nosso passeio, em uma agradável tarde de inverno, as crianças ficaram intrigadas com a presença de banheira em todos os banheiros, com as características dos móveis e objetos. A imaginação é a condutora do passeio.

    A “casa-museu” hoje recebe a exposição Pampulha: território da modernidade, que retrata a evolução da região. A gente vê registros de uma Pampulha com bonde, cassino, e ruas, hoje tão urbanizadas, que antes não passavam de um acesso. O espaço também abriga a exposição permanente Casa Kubitschek: uma invenção modernista do morar.

    Recentemente, a Casa Kubitschek inaugurou o Espaço Multiúso e a Reserva Técnica, além da área externa dos jardins e do espe lhod’água da antiga piscina, com o projeto de Roberto Burle Marx revitalizado. Neste ano, o Na pracinha promoveu uma das edições do Piquenique Literário por lá e foi muito legal. Você também pode programar um piquenique neste espaço cultural superlegal, sabia?

    QUER CONHECER?

    Avenida Otacílio Negrão de Lima, 4188, Pampulha Telefone: 3277-1586 E-mail: [email protected] Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h

    IMPORTANTE:

    ›› Entrada gratuita.

    ›› O espaço possui acessibilidade com rampas e elevador.

    ›› Possui sanitários.

    ›› Não é permitido estacionar na Orla da Pampulha. O visitante deve parar na área de estacionamento da Av. Fleming (Praça Nova da Pampulha) e ir caminhando. É um passeio agradável 🙂

    ›› É possível realizar piqueniques e ensaios nos jardins; basta agendar em [email protected].

     

    logo

    Criado em 2011 pelas mães Flávia Pellegrini e Miriam Barreto, o blog tem o objetivo de incentivar os passeios e brincadeiras ao ar livre em família. Na Canguru, as fundadoras do Na Pracinha dão dicas de passeios divertidos para a meninada.

    site  www.napracinha.com.br

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui