Por Daniele Franco e Rafaela Matias
A reportagem da Canguru procurou todos os 11 candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte e fez a mesma pergunta a cada um deles: “Quais propostas voltadas para as crianças – seja na saúde, educação ou lazer, por exemplo – estão contempladas em seu plano de governo e serão implementadas caso você seja eleito (a)?”
Veja, na íntegra, a resposta do candidato João Leite, do PSDB:
“‘Nosso plano de governo tem dezenas de propostas que formam um conjunto coerente de iniciativas para atender à demanda da população por serviços de qualidade em saúde, segurança, mobilidade urbana, educação e em outras áreas. Nas propostas transversais, as crianças terão uma atenção especial, mesmo antes de nascerem. Vamos promover a saúde das grávidas, das mães e das crianças. Com a Rede Cuidar, teremos um acompanhamento individualizado para monitorar a marcação de exames, a vacinação. E não vamos deixar faltar os medicamentos necessários nas Unidades Básicas de Saúde. Para as crianças com problemas respiratórios, por exemplo, não faltará a bombinha, principalmente no período mais seco do ano.’
João Leite, candidato a prefeitura de Belo Horizonte
Principais propostas do candidato João Leite para as crianças:
Saúde
– Rede Cuidar
A prevenção será prioridade. Com a Rede Cuidar, vamos monitorar a saúde de alguns perfis de pacientes, entre eles todas as crianças de zero a seis anos de idade, por meio do acompanhamento de prontuários dos usuários do sistema municipal, lembrando aos pais e responsáveis das consultas, exames, vacinas, entre outros, de acordo com o perfil de cada paciente. Ao invés de pagar caro pela emergência, prevenir. Com mais prevenção, a qualidade e a expectativa de vida melhoram, e o custo hospitalar diminui.
– Rede Nascer em BH
A Rede Nascer em BH oferecerá um acompanhamento às gestantes, focado na qualidade do parto. Não se trata apenas de garantir as consultas de pré-natal, mas de garantir a qualidade neste atendimento, um parto adequado, e um acompanhamento humanizado para cada gestante.
Educação
– Zerar o déficit de vagas na educação infantil para famílias de baixa renda – hoje o déficit de vagas nas Umeis é de 17 mil. Não queremos uma só criança fora da escola.
– Modernizar as escolas e o ensino, e incluir novas disciplinas – como empreendedorismo e cultura digital – na grade curricular dos alunos da educação básica, tendo por meta atingir, no IDEB, uma nota 6,4 para os anos iniciais e 5,4 para os anos finais até 2019.
– Criar o Centro de Referência do Professor, espaço virtual para capacitação e aprimoramento permanente dos nossos educadores, difusão de boas práticas e trocas de experiências.
– Modernizar o ensino e incluir a cultura digital na grade curricular.
Esporte e lazer
– Implantar as Vilas Olímpicas, com equipamentos esportivos para crianças e jovens de aglomerados. O programa prevê a construção ou melhoramento de estruturas esportivas, campos de futebol, pistas de atletismo e piscinas nas nove regionais, além de acompanhamento técnico para crianças e jovens.
Sustentabilidade
– Implantar o programa Viveiro Escolar, que dará a oportunidade para que crianças da rede municipal aprendam a plantar, manusear e cuidar de pomares.”
CLIQUE AQUI para acessar as respostas dos outros candidatos.