Mais um caso de febre maculosa é registrado em Belo Horizonte

170
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Este é o segundo caso confirmado na capital em 2016; em Minas Gerais o número já chega a 12 confirmações.
 

Por Rafaela Matias 

Foto: Dr. Christopher Paddock/ James Gathany / Domínio PúblicoUm novo caso de febre maculosa foi registrado em Belo Horizonte, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). A confirmação foi feita na noite dessa quarta-feira (21), com base nos laudos dos exames realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Na capital, este é o segundo caso confirmado da doença em 2016. O primeiro, levou uma criança de 10 anos à morte, no dia 4 de setembro. Segundo a família do garoto Thales Martins Cruz, ele teria sido picado por um carrapato-estrela, transmissor da doença, no Parque Ecológico da Pampulha

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) deu mais detalhes sobre o segundo caso confirmado de febre maculosa na noite desta quinta-feira, após solicitação da Canguru. Trata-se de um homem de 54 anos, funcionário da Aeronáutica, que foi picado pelo carrapato-estrela em um passeio pela orla da lagoa da Pampulha. Ele foi tratado e já recebeu alta. Segundo a pasta, “encontra-se em bom estado de saúde”.

O episódio aconteceu em julho, mas só foi divulgado à imprensa após a morte de Thales. O homem encontrou o carrapato no corpo quatro dias depois do passeio pela orla da lagoa. Dez dias depois, em 17 de julho, ele começou a sentir os sintomas da doença: febre, cefaleia, mialgia, inapetência, palidez e exantema (erupção na pele). Buscou atendimento no hospital da Aeronáutica e, com tratamento rápido para a doença, conseguiu se recuperar bem.

Outras duas suspeitas

A SMSA já investigava outros dois casos de suspeita na capital. Um dos pacientes, um homem de 35 anos, relatou contato recente com cavalos e deu entrada na UPA Nordeste na sexta-feira passada (16), apresentando febre alta, dor e manchas no corpo. A segunda possível vítima, também do sexo masculino, de 84 anos, relatou os mesmos sintomas e disse que esteve há pouco tempo em uma área de sítios. Ainda não há resultado para os exames dos pacientes.

Nos últimos dez anos, houve cinco casos confirmados de febre maculosa em residentes de Belo Horizonte, sendo dois apenas em 2016. Segundo dados da SES, em Minas Gerais o número de registros positivos para febre maculosa neste ano já chegam a 12 casos, incluindo 4 óbitos. Desde 2008, o Estado registrou 113 casos confirmados da doença, sendo que 46 deles levaram os pacientes à morte.

Combate ao carrapato na Pampulha

Na manhã desta quinta-feira (22), agentes do departamento de zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde aplicaram carrapaticida e fizeram o monitoramento da presença de carrapatos em 19 pontos do Parque Ecológico da Pampulha. O espaço ficou fechado durante a manhã, mas já foi reaberto ao público. Alguns locais do parque, entretanto, continuam isolados até que a situação esteja controlada.

Nesta sexta-feira (23), estão previstas ações semelhantes em 11 locais posicionados na orla da Lagoa, sendo 3 próximos à Igrejinha da Pampulha, 3 perto do Museu de Arte, 3 ao longo da orla e  2 próximos à Praça de Iemanjá.


Reportagem atualizada às 10h34 de 23.9.2016

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui