Por Ivana Moreira
Impossível não se emocionar com os relatos da belo-horizontina Mariana Rosa sobre sua filha Alice, que tem paralisia cerebral e Síndrome de West. Jornalista talentosa, Mariana transforma as vivências de angústia, alegria, aflição, surpresa, desassossego — tudo — em poesia. Das mais diversas experiências, extrai sempre uma perspectiva de aprendizagem para compartilhar em seu blog, o Diário da Mãe da Alice, hoje também hospedado no site da Canguru. Mas o que realmente impressiona em seus escritos é a ausência de drama, a forma serena como se refere à sua maternidade atípica. “Tenho desafios como todas as mães, apenas um pouquinho diferentes em alguns aspectos”, costuma dizer ela. “Só isso.”
Em parceria com a editora Scrittore, que publica a Canguru, e o estúdio de design Hardy, Mariana vai agora reunir seus inspiradores relatos num livro, que terá o mesmo título do blog e será produzido com recursos de financiamento coletivo na plataforma Catarse. O lançamento está programado para dezembro.
Mais do que publicar um livro, o que a jornalista quer é fomentar o debate sobre as questões relacionadas à maternidade atípica e à valorização da diversidade. “Muita gente passa por experiências assim, mas há poucos espaços de compartilhamento e, consequentemente, de aprendizado para o convívio em sociedade”, defende. Ao publicar suas histórias, Mariana espera que as crianças atípicas e suas famílias possam unir forças na busca por uma vida de qualidade e repleta de significados.
Além de livros, colaboradores da campanha terão direito a recompensas que incluem desde marcador e camiseta até inscrição para participar de um café da manhã com a pediatra Filomena Camilo do Vale, em dezembro. Referência por seu trabalho como médica e também como evangelizadora, dra. Filó fará um bate-papo com Mariana Rosa e outras 150 mães, em um dos eventos de lançamento da obra.
Empresas também podem contribuir com a campanha e patrocinar, para mães sem recursos financeiros, a doação de livros e inscrições no bate-papo com Mariana e dra. Filó. Há diferentes categorias de contribuição, com valores de doação a partir de R$ 35,00.