Com informações da UFMG
Uma mesa-redonda sobre questões atuais da profissão docente e os lançamentos da Revista Brasileira de Educação Básica e do livro Formação docente na UFMG: história e memória marcam nesta sexta-feira (14) as comemorações do Dia do Professor (15 de outubro), na Faculdade de Educação. O evento, que começa às 16h, é promovido pelo Mestrado Profissional Educação e Docência (Promestre).
Desdobramento do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil, a Revista Brasileira de Educação Básica tem o objetivo de fortalecer o diálogo entre as várias instituições e atores responsáveis pela educação de crianças e jovens brasileiros. A proposta da publicação é reunir relatos de experiências, pesquisas, opiniões, entrevistas, vídeos e debates que contribuam para a elevação da qualidade da escola básica no país. O primeiro número recebeu colaborações de diversas instituições e de vários professores e será divulgado pela página do Facebook da revista.
Formação
O livro Formação docente na UFMG: história e memória investiga o processo pelo qual a Universidade se consolidou como instituição formadora de professores para a educação básica e os modelos de formação debatidos, elaborados e operacionalizados pela instituição ao longo de sua história. Organizada por Luciano Mendes Faria Filho, João Valdir Alves de Souza e Nelma Marçal Lacerda Fonseca, a obra teve como vetor a inquietação acadêmica sobre as graves questões observadas no campo da formação de professores.
O debate e os lançamentos ocorrerão no Auditório Luiz Pompeu de Campos, na Faculdade de Educação, campus Pampulha.