Escolas poderão ter exemplares de principais estatutos sociais

    52
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Agência Senado

    DivulgaçãoTodas as escolas do país, públicas e privadas, podem ter que guardar exemplares do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), do Estatuto da Juventude, do Estatuto do Idoso e do Estatuto da Igualdade Racial, para serem consultados pelos alunos. É o que exige o Projeto de Lei do Senado 325/2015, do ex-senador Donizeti Nogueira (PT-TO), em análise pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.

    O objetivo, segundo Donizete, é induzir e incentivar o exercício da cidadania. Ele argumenta que a disponibilidade desses estatutos nas escolas envolverá os alunos, desde os primeiros anos de formação intelectual, com o debate sobre esses temas.

    O projeto já foi examinado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), que aprovou emenda adicionando a obrigatoriedade da oferta também da Lei Maria da Penha e do Estatuto da Pessoa com Deficiência. Já na CDH, foram apresentadas duas emendas pelo senador Paulo Paim (PT-RS), para incluir a Constituição Federal e o Decreto-Lei 5.452/1943, que aprova a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

    Para a relatora, senadora Ângela Portela (PT-RR), a proposta é condizente com o avanço na legislação referente aos direitos humanos de maneira geral e ao fortalecimento da cidadania, especialmente desde a mais tenra idade. “O acesso aos exemplares fortalecerá a discussão pedagógica sobre essas leis, contribuindo para formar uma geração de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres”, afirma Ângela.

    Após análise da CDH, o texto segue para a Câmara dos Deputados.

    CLIQUE AQUI para acessar o projeto de lei e acompanhar sua tramitação.

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui