Agência Câmara
Trezentas e cinquenta e sete crianças participarão da 12ª edição do Câmara Mirim, nesta quinta-feira (20), às 14h, e nesta sexta (21), a partir das 10h horas. Elas vão participar de reuniões de comissões e de uma sessão ordinária no Plenário da Casa.
Cada uma das comissões vai discutir um dos projetos de lei enviados pelas crianças. As reuniões irão reproduzir o rito de uma reunião normal de comissão especial, com apresentação, discussão e votação do relatório de cada um dos projetos de lei vencedores do Câmara Mirim 2016. Já na Sessão Mirim Ordinária, os alunos votarão os três projetos de lei apresentados por eles mesmos e previamente selecionados.
Câmara Mirim
O Câmara Mirim simula uma sessão da Câmara dos Deputados. Nos dias do evento, alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, das redes pública e privada, provenientes de diversas cidades do país, por meio de escolas e câmaras mirins, fazem o papel de deputados, ao apresentar, debater e votar três projetos de lei selecionados entre projetos enviados ao longo do ano pelas crianças que acessam o portal infantil da Câmara.
O objetivo do programa é conscientizar alunos de ensino fundamental sobre o trabalho parlamentar, ressaltando a importância, no Parlamento, do diálogo e do respeito às ideias contrárias, além de contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico das crianças, por meio da observação de problemas do dia-a-dia e da busca por soluções.
Seleção dos projetos
No fim de julho, uma comissão de consultores escolheu os três melhores projetos, dentre os mais de 700 recebidos, que serão discutidos e votados no Câmara Mirim 2016:
1) Atividade para cadeirante na escola, de Julyane Camili Vila Nova Valério, de Presidente Médici (RO). A deputada mirim vai defender uma especialização para que professores de Educação Física desenvolvam atividades para estudantes com deficiência.
2) Inglês para todos: acesso ao saber, de Larissa Pinho Maciel, de Palmas (TO). A preocupação da autora é com a dificuldade de aprendizagem da língua inglesa por parte dos alunos de escolas públicas.
3) Mochila leve – livro no armário, de Giovanna Karla Moreira, de Belo Horizonte (MG). As escolas de todo o país serão obrigadas a confeccionar armários com material reciclado para poder armazenar o material escolar dos alunos.
Participantes
São as seguintes as escolas e as Câmaras Mirins participantes:
– Câmara Mirim de Araras (SP);
– Câmara Mirim de Belo Horizonte (MG);
– Câmara Mirim de Biguaçu (SC);
– Câmara Mirim de Blumenau (SC);
– Câmara Mirim Varginha (MG);
– Escola Estadual Coronel Virgílio Rosa, de Monte Carmelo (MG);
– Colégio Machado de Assis, de Joinville (SC);
– Liceu Jardim, de Santo André (SP);
– Centro de Criatividade Infantojuvenil CCI, de Samambaia (DF);
– Colégio Marista, de Goiânia (GO);
– Escola Estadual Professora Neide Mesquita, de São Cristóvão (SE);
– Colégio Santa Rosa, de Brasília (DF); e
– Escola Municipal Ioládio Batista da Silva, de Boa Vista (RR).
Transmissão ao vivo
As discussões nas comissões serão transmitidas ao vivo pelo portal E-democracia. O internauta pode acompanhar pelas salas virtuais em tempo real, enviando comentários, sugestões, elogios e críticas ao projeto na janela de interação.
Confira os links para os projetos que serão discutidos:
* Plenário 1 – Projeto 588 – “Atividade para cadeirante na escola”;
* Plenário 2 – Projeto 142 – “Inglês para todos: acesso ao saber”; e
* Plenário 3 – Projeto 28 – “Mochila leve – livro no armário”.