Por Na Pracinha
Belo Horizonte possui mais de 70 parques. Alguns estão bem pertinho da sua casa. Outros possuem atrativos que você nem imagina. E todos são gratuitos. Então, separe a sacola de pracinha com bolha de sabão, peteca, corda e muita disposição, e aproveite esses dias de descanso para passear por cinco parques que talvez você não conheça e que vão te surpreender:
Parque Amílcar Vianna Martins
Um dos nossos destinos preferidos para brincar em Beagá, este parque de 18.000 m² fica no bairro Cruzeiro. Muita sombra proporcionada pelos pinheiros-do-paraná, brinquedos, áreas de contemplação e convivência e um amplo mirante para conferir o belo horizonte fazem desse achado parada obrigatória.
>>> Onde fica? Rua Cobre, 114 – bairro Cruzeiro
Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni
Um lugarzinho escondido que poucos conhecem, mas pelo qual sempre se apaixonam quando passeiam por lá. O parque tem 14.100 m² e foi implantado em 1990, após um movimento da comunidade. Por isso tem um clima tão “família”.
>>> Onde fica? Rua Dep. Bernardino de Sena Figueiredo, 1022 – Cidade Nova
Parque Ursulina de Andrade Mello
Também conhecido como Mata do Castelo, esse parque está sempre cheio. Com 312.000 m², é bastante arborizado, possui várias nascentes, uma lagoa artificial e muitas espécies da Mata Atlântica. Seu maior atrativo são os animais, que despertam a curiosidade da meninada: micos, tatus, cágados, pássaros, esquilos, patos, peixes e galos.
>>> Onde fica? Rua Doutor Sylvio Menicucci, 640 – bairro Castelo
Parque Jacques Cousteau
O Parque Jacques Cousteau é um dos espaços mais indicados nas pesquisas do Na Pracinha quando o assunto é local ideal para se passear ao ar livre com as crianças. O lugar tem muito verde, bastante espaço para correr, um parquinho com brinquedos diversos, além de um projeto que incentiva as crianças aniversariantes a plantarem uma muda de árvore levando o seu nome.
>>> Onde fica? Rua Augusto José dos Santos, 366, bairro Betânia
Parque Ecológico Roberto Burle Marx
Existem alguns parques em BH que parecem um tesourinho escondido. Quando conhecemos, queremos contar para todo mundo em megafone que eles existem e precisam ser visitados. É o caso do Burle Marx, mais conhecido como Parque das Águas (foto). O espaço de mais de 170.000 m², no Barreiro, tem um pequeno lago, diversas nascentes e é um convite para brincar.
>>> Onde fica? Av. Ximango, 809 – bairro Flávio Marques Lisboa
Criado em 2011 pelas mães Flávia Pellegrini e Miriam Barreto, o blog tem o objetivo de incentivar os passeios e brincadeiras ao ar livre em família. Na Canguru, as fundadoras do Na Pracinha dão dicas de passeios divertidos para a meninada.