Por Daniele Franco
A lista desta semana traz brincadeiras que podem ser feitas no quintal, na praia ou mesmo no playground do prédio.
– O dono da casa
A partir de 5 anos
3 jogadores ou mais
Nessa brincadeira, você vai precisar desenhar um retângulo ou um quadrado no chão, representando uma casa. As crianças devem se sentar no centro, de costas umas para as outras. A disputa começa com um sinal e os jogadores devem empurrar o outro para fora da marcação com as costas. Quem colocar os dois pés para fora dos limites está eliminado. Vence quem permanecer na casa.
– Levantar o companheiro
A partir de 5 anos
2 jogadores ou mais
Uma das crianças se deita no chão com a barriga para baixo, enquanto a outra, ajoelhada ao lado, tenta tirar a barriga dela do chão. Se o jogador ajoelhado conseguir segurar o outro por dez segundos sem que a barriga toque o chão, ele vence. É importante que o jogador deitado coloque os braços sob a cabeça para evitar que se machuque.
– Circuito de tampinhas
A partir de 6 anos
2 jogadores ou mais
Desenhe um circuito com giz no chão de aproximadamente 10 cm de largura e com várias curvas, estreitamentos e obstáculos, além de uma linha de chegada e de partida. Cada jogador vai precisar de uma tampinha, que será posicionada na linha de partida. Para começar, um jogador deve empurrar sua tampinha com o dedo, sem conduzi-la, em direção à linha de chegada. A tampinha não pode sair do percurso, se sair, volta à linha inicial. Ganha quem completar o circuito primeiro.
– Boliche de garrafas
A partir de 5 anos
2 jogadores ou mais
Com uma bola e, pelo menos, seis garrafas, a criançada brinca de boliche sem sair de casa. Para deixá-las mais pesadas, encha com dois dedos de água. Para contar pontos, atribua um a cada garrafa, a cada uma derrubada, o jogador ganha um ponto. Quem chegar a 50 primeiro vence.
– Círculos
A partir de 6 anos
2 jogadores ou mais
Desenhe vários círculos e uma linha no chão, sendo que, quanto mais distantes da linha, mais pontos valem os círculos. Você também vai precisar de três moedas e um local pra marcar os pontos. Em sua vez, cada criança deve lançar as moedas tentando acertá-las nos círculos para ganhar pontos. Ganha quem atingir 100 pontos primeiro.
Fonte: O Grande Livro dos Jogos – Editora Leitura