Por Rafaela Matias
Ao nascer, o bebê abandona um local quente, úmido e com pouca luminosidade para se adaptar a um novo mudo, muito diferente do que vivia. Por isso, enquanto recém-nascido (ou seja, nos primeiros 28 dias de vida), a criança precisa de cuidados especiais para que essa transição seja o mais confortável possível. Nos primeiros dias, mãe e bebê vão encarar uma nova realidade e precisarão estabelecer uma rotina que mantenha a saúde e o bem-estar de ambos. Nesse aspecto, a organização dos cuidados diários assume um papel muito importante. Veja abaixo algumas dicas, elaboradas pela enfermeira especialista em obstetrícia Rita Siqueira, para lidar com eles sem medo.
Umbigo
1- Enquanto o coto umbilical não cai, é importante mantê-lo limpo e seco para evitar infeções e agilizar o processo de cicatrização.
2- Limpe o coto com álcool 70%, molhando a gaze sem encharcar. Alguns profissionais indicam lavar somente com água e sabão e envolvê-lo em uma gaze seca. Independente da forma escolhida, espera-se que ele caia em três dias.
3- Não use faixas, ligaduras ou moedas!
4- A pinça e o elástico colocados pela equipe médica são utilizados para estancar o sangue. Eles cairão juntamente com o cordão. Não tente abri-los e nem retirá-los.
Banho
5- Determine um horário para criar rotina, observando as preferências do seu bebê. Algumas crianças ficam mais tranquilas à noite e dormem melhor quando tomam banho ao fim do dia. Outras, preferem tomar banho de manhã, ao acordar. Uma dica é dar o banho de banheira ou chuveiro pela manhã e deixar o de balde, que tem a proposta de relaxamento, para a noite.
6- Retire anéis, pulseiras e relógio e suba as mangas. Assim, não haverá distrações nem incômodos e o contato de pele com pele permitirá manter o bebê seguro durante todo o banho.
7- Verifique a temperatura da água com um termômetro ou com as partes do seu corpo onde a pele é mais fina, como o pulso, as costas da mão ou o cotovelo.
8- Ao retirar a fralda, se estiver suja, limpe a região com um toalhete para não sujar a água do banho (sempre da frente para trás para evitar que vestígios de fezes contaminem a região genital).
9- É preciso ter cuidado especial com a cabeça do bebê. Ela é proporcionalmente muito grande e pesada e, como os músculos do pescoço ainda não estão totalmente desenvolvidos, a criança não consegue ter firmeza para mantê-la fora d’água.
10– Comece lavando as zonas mais limpas do corpo do bebê, como o rosto, para depois passar para a zona da fralda.
11- Limpe com o dedo a área ao redor dos olhos, começando da parte de fora para a de dentro.
12- Tenha atenção às dobrinhas da pele na zona da fralda. Lave esta área delicadamente, sempre com movimentos de frente para trás.
Pós-Banho
13- Embrulhe o bebê numa toalha de algodão (de preferência com gorro para aconchegar a cabeça e evitar resfriados).
14- Limpe primeiro a face, depois o corpo e a cabeça.
15- Deite o bebê numa superfície plana e segura para desinfetar o coto umbilical, passar o creme hidratante no corpo e colocar a fralda e a roupinha.
Assadura
16- Troque a fralda do bebê várias vezes ao dia, de preferência antes ou depois das mamadas. O que provoca assaduras, normalmente, é o acúmulo de urina e fezes, já que a presença exagerada de bactérias irrita a pele.
17- Enxugue bem as dobrinhas do bebê com toalha macia.
18- Passe uma camada fina de pomada contra assadura nas virilhas, nas dobrinhas, no bumbum e na região genital. Faça isso com suavidade, sem friccionar demais a pele do bebê, que é muito sensível.