Da redação
No seriado Os Dias Eram Assim, da Rede Globo, a atriz Susana Vieira faz o papel de Cora, mãe de Vitor (Daniel Oliveira) que é casado com Alice (Sophie Charlotte). O casal tem dois filhos, Lucas (Xande Valois) e Gabriela (Isabella Koppel), mas a avó deixa claro a sua preferência pela menina – o garoto é fruto de um relacionamento anterior da mãe.
Ter inclinação por uma das crianças é algo comum no cotidiano das famílias – e vale também para pais, tios e até professores que gostam mais de um aluno do que de outros. Ninguém pode ser recriminado por isso, porém, não se pode agir de forma injusta, favorecendo mais uma criança à outra. “Acontece do avô se enxergar em um dos netos, que talvez o lembre de como ele era quando criança. A questão é ter consciência sobre isso e tratar ambos os netos de maneira justa”, afirma a psicóloga clínica Bettina Schaefer.
Aprendendo a lidar com a exclusão
O tratamento diferenciado, em geral, é percebido pela criança, e isso pode fazer com que ela se pergunte o que o outro tem que ela não. Por outro lado, a experiência de crescer com irmãos, primos e outras crianças favorece o desenvolvimento de habilidades sociais tão imprescindíveis para a vida adulta. “É um questionamento humano, as pessoas se perguntam, por exemplo, por que alguns têm mais dinheiro do que outros”, relata a psicóloga. Ela ressalta que ao nos aprofundarmos nessa questão, perceberemos que ela tem a ver com a triangulação dos relacionamentos, onde um par se constitui e um terceiro é excluído, com a qual estamos sempre lidando.
“A criança em seu desenvolvimento sadio cria um repertório emocional para saber lidar com isso”, explica Bettina. Mas se ela não tem estrutura, pode vir a adotar atitudes agressivas, fazer birra ou agir de forma errada para chamar a atenção. “Reconhecer cada neto em sua singularidade é a melhor maneira de evitar qualquer problema, ainda que as preferências existam”, complementa a psicóloga.
Meu sogro tem preferência com meu enteado (filho do meu marido com a ex) , ele mima trata bem e faz as vontades dele, agora com meu filho que também é neto dele , ele não faz nada disso pelo contrário ele grita ele não quer ele por perto ele finge na minha frente que gosta do meu filho quando estou por perto mais já peguei ele várias vezes fazendo diferenças entre as crianças fala que meu enteado é melhor que meu filho, isso é normal?