Outubro Rosa: Veja algumas ações que acontecem na cidade de SP

265
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Da Redação

outubro rosa sp - Fernando Pereira - SECOM.PNG (1.80 MB)
Viaduto do Chá iluminado para campanha Outubro Rosa | Foto: Fernando Pereira – SECOM

Outubro é o mês de conscientização e combate ao câncer de mama. A campanha Outubro Rosa nasceu na década de 1990 nos Estados Unidos e desde então se espalhou por diversos países do mundo. Um dos marcos da campanha é a iluminação de pontos importantes das cidades, como Cristo Redentor no Rio de Janeiro e Ponte Estaiada em São Paulo, para alertar sobre a chegada do mês e a importância de exames preventivos.

Em São Paulo, a primeira ação pública aconteceu no ano de 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, popularmente conhecido como Obelisco do Ibirapuera foi iluminado na cor rosa pela primeira vez. A Canguru SP listou abaixo uma série de iniciativas voltadas a campanha do Outubro Rosa, exames relacionado à saúde da mulher, rodas de conversa, distribuição de folhetos, palestras, entre outros, fazem parte da agenda do mês. Confira abaixo os principais pontos:

Parque Ibirapuera

Entre os dias 6 e 12 de outubro, o parque recebe uma roda-gigante de 20 metros de altura e iluminação cor-de-rosa, a iniciativa é um oferecimento do Instituto Avon, parte do projeto Giro pela Vida. O passeio é gratuito, e aos interessados serão distribuídos folhetos informativos sobre o câncer de mama.

Parque Ibirapuera. Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana.

UMAPAZ

Dia 6 de outubro, a UMA PAZ realiza uma série de de ações relacionadas ao Outubro Rosa. As atividades acontecem dentro do Parque Ibirapuera junto ao Planetário em frente da Escola Municipal de Astrofísica, das 9h até às 17h. Veja abaixo quais as iniciativas presentes:

  • Banco de lenços: Um projeto de arrecadação e doação de lenços para quem estiver em tratamento de câncer de mama, que serão entregues conforme indicação abaixo. As doações serão aceitas durante todo o mês. Os lenços arrecadados serão encaminhados ao  Instituto de Oncologia Santa Paula, ao Banco de lenços Flávia Flores, e a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
  • Mamas do amor: Uma ação de arrecadação de fundos para o projeto Mamas do Amor. A iniciativa tem como objetivo doar próteses mamárias externas, feitas com alpiste e meias de poliamida da cor natural para mulheres que passaram por mastectomia, e que não puderam reconstruir suas mamas através de processo cirúrgico. Conheça mais sobre o projeto aqui.
  • Banco de cabelos: No local, cabeleireiros voluntários estarão disponíveis para colherem doações de cabelos. Os profissionais são indicados pela ONG Rapunzel Solidária para cortar os cabelos das pessoas interessadas em doar os mesmos, para a confecção de perucas destinadas às pacientes em tratamento de câncer de mama. Os cabelos doados serão entregues ao Hospital Pérola Byington, através da Rapunzel Solidária.

A UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz) pertence ao Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Verde de São Paulo. O objetivo da organização é desenvolver e disseminar conhecimentos sustentáveis. Conheça mais sobre a instituição aqui.

Sede da UMAPAZ. Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268. Pedestres: Portão 7A.

JK Iguatemi

O Shopping JK Iguatemi tem sua fachada iluminada da cor rosa durante todo o mês de outubro. Além disso, na última quarta-feira do mês o shopping irá doar todo valor arrecadado no estacionamento à ONG Américas Amigas, que luta pela diminuição do número de mortes causadas pelo câncer de mama no Brasil. A instituição surgiu da união de brasileiros e norte-americanos, com o objetivo de informar e conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2014 – Itaim Bibi.

Continental Shopping

Entre os dias 8 e 22 de outubro, o shopping recebe palestras gratuitas sobre câncer de mama contando com a presença de diversos especialistas em parceria com o Instituto Quem Ama a Mama. A organização disponibilizará ao público cartilhas de prevenção e informações gerais sobre a doença.

haverá também a mostra Intervenção Rosa, no Espaço Cultural do Continental Shopping, reúne fotos de 11 pacientes que tiveram o diagnóstico do câncer de mama e já fizeram o tratamento. As fotografias ficarão expostas durante todo o mês, e mostram mulheres vestindo sutiãs feitos por alunos do Senac, pelo programa Itaú Viver Mais.  

Continental Shopping. Avenida Leão Machado, 100, Jaguaré.

Prefeitura de São Paulo

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) – promove, durante todo o mês de outubro uma série de atividades e atendimentos de prevenção e conscientização do câncer de mama. Hospitais realizam mutirões de mamografia, e exames relacionados à saúde feminina como o papanicolau. A ação Maquiagem é muito mais que uma simples pintura no rosto, foi idealizada pelo maquiador Anderson Bueno, e faz parte da agenda do Outubro Rosa paulistano há mais de 10 anos. A ação consistem em um curso gratuito de automaquiagem para pacientes em alguns hospitais de São Paulo. Você pode conferir a programação completa da cidade aqui.

Monumentos iluminados

O Departamento de Iluminação Pública de São Paulo vai iluminar com a cor da campanha locais como a sede da Prefeitura de São Paulo, o Viaduto do Chá, a ponte Estaiada, a ponte das Bandeiras, além do Monumento às Bandeiras e a Biblioteca Mário de Andrade. Alguns hospitais como o Carmen Prudente, o hospital do Servidor Municipal, Alípio Correa Neto, Fernando Mauro Pires da Rocha, Carmino Caricchio, Arthur Ribeiro de Saboya e Menino Jesus também terão suas fachadas iluminadas na cor rosa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui