Bombeiros ensinam como socorrer seu filho em uma emergência

147
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Por Rafaela Matias

encontro-canguru-bombeiros.jpg (68 KB)
Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, no
Encontro Canguru de setembro

No último sábado, dia 30 de setembro, o Encontro Canguru recebeu oficiais do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais para dar dicas de primeiros socorros em acidentes envolvendo crianças.

De acordo com a tenente Andréa Coutinho Martins, que possui mais de 15 anos de experiência na corporação, o número de acidentes envolvendo crianças sofreu um aumento considerável no último ano e as residências são os locais onde os acidentes ocorrem com maior frequência. Por isso, a palavra de referência é prevenção. “Os pais precisam iniciar um trabalho de conscientização e autoproteção nas crianças, além de diminuir ao máximo os riscos aos quais elas são expostas dentro de casa e, se possível, na escola”, afirma.

A maioria das queimaduras, por exemplo, são causadas por escaldadura. Duas causas frequentes: panelas com o cabo virado para fora do fogão (que podem ser facilmente puxadas por uma criança) e os banhos muito quentes. Ambos podem ser evitados com alguns cuidados simples, como conferir a água da banheira ou do chuveiro antes de colocar a criança e manter os cabos das panelas sempre virados para dentro, de preferência nas trempes traseiras. Colocar barreiras na porta da cozinha também é uma ótima maneira de manter a meninada protegida.

Veja essas e outras causas de acidentes domésticos envolvendo crianças, e saiba como agir se eles acontecerem.

Intoxicação

Por ingestão:
. Identifique os sintomas: os principais são tontura, vômito e náusea.
. Tente identificar o que foi ingerido, quando, porque e onde.
. No caso de ingestão de substância tóxica: não ofereça nada para beber e não induza o vômito (isso pode piorar a situação, pois queimaria ainda mais o esôfago).

Por contaminação:
No caso de substância absorvíveis: remova as roupa contaminadas; quando a contaminação for nos olhos, lave bem com soro fisiológico abundante, do nariz ora à orelha (ou água, se não tiver soro).

Recomendações: mantenha produtos químicos longe do alcance das crianças e em lugar seco. Nunca coloque em garrafas de refrigerantes ou vasilhas atraentes. Sempre leia os rótulos e bulas. Nunca se refira a um medicamento como doce ou gostoso (para que a criança não associe a uma bala, e ingira em grandes quantidades).  

Crises convulsivas

Causas: traumatismo na cabeça, febre muito alta, intoxicação, entre outros.

Conduta: deitar a pessoa (caso ela esteja em pé ou sentada); remover objetos (tanto da mão da pessoa quanto do chão); proteger a cabeça com uma muda de roupas ou um travesseiro; posicionar a pessoa de lado; afrouxar as vestes alertadas; ligar para o Corpo de Bombeiros (193).
Se for por origem febril: baixar a temperatura com aplicação de compressas frias em áreas como pescoço, axila, virilha e sob os joelhos.

O que não fazer: não contenha a criança à força. Não coloque o dedo ou qualquer objeto na boca. Não levante ou remova a vítima a menos que ela esteja em perigo imediato. 

Queimaduras

São lesões provocadas por: 

  • Contato com calor ou, embora muitos se esqueçam, com o frio. Recomendações: quando colocar compressas quentes ou frias, manter sempre uma toalha por baixo. Não permitir o contato das crianças com o fogo ou materiais inflamáveis.
  • Produtos químicos. Recomendação: evitar o contato.
  • Eletricidade. Recomendação: em caso de choque, sempre levar ao hospital. Às vezes, a queimadura não é visível por fora, mas deteriora os órgãos.
  • Limão e frutas cítricas: sempre lavar as partes do corpo que entraram em contato, especialmente se for entrar se expor ao sol.

Conduta: remover as roupas que não estejam aderidas a vítima; retirar pertences como anéis pulseiras e relógios; resfriar rapidamente o local com água fria (não gelada); queimadura por eletricidade, desligar a energia.

O que não fazer: não estoure bolhas de queimadura; não arranque a pele que está descamando; nunca toque a queimadura com as mãos; nunca retire corpos estranhos ou roupas aderidas à pele; nunca coloque manteiga, pó de café, pasta de dente ou qualquer outra substância. Elas podem (e provavelmente vão) causar infecções.

Hemorragia

Três tipos: venosa (muito sangramento, com sangue escorrendo), arterial (muito sangramento, com sangue jorrando) e capilar (pequeno sangramento, mais superficial).

Como agir: mantenha a calma, estanque a hemorragia, realize a limpeza adequada do local. Em casos de hemorragia grave, cortes extensos ou profundos, procure assistência médica imediata.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui