Da Redação
Não vai ter mais aquela desculpa na hora de trocar a fralda do bebê: “Mas o fraldário fica no banheiro feminino!” Para aqueles estabelecimentos que não instituíram ainda o “espaço da família”, a Câmara Municipal de BH prepara um projeto de lei que vai obrigar a colocação de trocadores também dentro dos banheiros masculinos, para que os papais coloquem a mão na massa também fora de casa.
O Projeto de Lei 454/2017, de autoria do vereador Professor Wendel Mesquita (PSB), que determina a instalação de fraldários também em banheiros masculinos, já recebeu parecer favorável na Comissão de Legislação e Justiça, em sua primeira reunião ordinária do ano, na tarde desta terça-feira (6).
De acordo com o projeto, todos os shopping centers e centros comerciais similares, assim como supermercados, parques, estádios e ginásios esportivos, cinemas, teatros, casas de show e espetáculos, prédios públicos municipais e outros locais com grande circulação de pessoas ficariam obrigados a disponibilizar fraldários nos banheiros masculinos. O espaço deve incluir uma bancada para troca de fraldas, lavatório e equipamento para a higienização das mãos.
“Não é difícil presenciar, hoje em dia, o constrangimento de pais que precisam levar suas filhinhas ao banheiro ou trocar a fralda de alguma criança”, alerta o vereador Professor Wendel, destacando que “infelizmente, são poucos os banheiros de uso familiar que costumam resolver essa demanda”. Diante desse quadro, o parlamentar defende que os homens possam contar com fraldários nos banheiros masculinos. “Ao menos a dificuldade para a troca de fraldas poderia ser solucionada”, completa o vereador.
A proposta será analisada agora pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor.
CLIQUE AQUI para acompanhar a tramitação do projeto.