Da Redação
Começar o processo de desfralde é sempre um momento de dúvida para os pais. Qual a idade certa? A criança precisa falar? Tem diferença entre meninos e meninas? A Canguru ouviu a educadora infantil Camila Queres, do canal CriaMinha, para responder a essas perguntas e dá algumas dicas práticas para os pais perceberem quando é o momento ideal.
Qual idade certa?
– Em torno de 2 anos de idade. Os meninos tendem a deixar a fralda mais tarde que as meninas.
Quais são os sinais de que chegou a hora de abandonar a fralda?
– A criança é capaz de pular com os dois pés fora do chão ao mesmo tempo; é um traço de controle do esfíncter anal.
– Costuma evacuar, mais ou menos, nos mesmos horários.
– A fralda fica seca por pelo menos três ou quatro horas.
– Na hora do xixi ou do cocô, a criança fica tímida, vai para o cantinho, vai até o banheiro, coloca a mão no pipi ou na vagina, ou seja, já percebe que esse é o momento de intimidade.
– Mostra incômodo com a fralda molhada ou com o cocô.
Quando começar o desfralde?
Dê preferência para o fim de semana, sábados e domingos são momentos em que os pais costumam estar quase 100% com as crianças e conseguem acompanhar mais de perto.
Devo oferecer recompensas para a criança?
O que a criança quer mesmo é o reconhecimento, que pode ser uma recompensa ou a demonstração do orgulho por esse ganho de autonomia. Parabenize-a, é importante que ela perceba o reconhecimento.
Dicas práticas para o decorrer do processo:
– Use e abuse das sandálias de plásticos nesse período. São fáceis de limpar – molhou, secou e está pronta para usar de novo. Se quiser usar um tênis ou sapato mais arrumado para festinhas, leve uma sandália de plástico na bolsa, porque isso vai te ajudar.
– Nas viagens longas, é válido usar a fralda. Para isso, explique para criança o motivo de usar a fralda naquela ocasião. Se não quiser abrir essa exceção, opte por várias paradas no percurso.
– Uma das principais dicas para esse período é levar a criança várias vezes ao banheiro, caso ela peça ou não. Mesmo que a criança não faça nada, é importante realizar todo o processo de higiene para que ela adquira o hábito.
– Lugar de ir ao banheiro é no banheiro. Portanto se você adotou o penico, deixe-o no banheiro. A criança tem que aprender que esse é um momento de intimidade e que existe um local próprio para isso. Não alterne entre o adaptador de privada e o penico. Se optou pelo adaptador, use um apoio para o pé, a criança precisa ter a sensação de estabilidade, não deixe que as perninhas dela fiquem balançando no vaso.
– Durante o processo de desfralde tente deixar a criança o mais confiante possível.
– Sempre que puder elogie e evite demonstrar desapontamento.
– Estimule a sensação de que o desfralde é um trabalho em equipe: criança, família e escola.