Por Prefeitura de São Paulo
A partir desta quarta-feira (2), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo inicia a vacinação de crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, das gestantes e das puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto).
Iniciada na última segunda-feira (23), a vacinação já atingiu 10,8% da população com 60 anos ou mais de idade ou mais; 4,8% dos profissionais de saúde e 4,2 % da população indígena, com mais de 171,6 mil doses aplicadas até o dia 24.
A ampliação dos grupos prioritários está acontecendo de forma gradual e, a partir de 9 de maio, também poderão receber a vacina portadores de doenças crônicas (cardiopatias, diabetes, HIV positivo e imunodeprimidos) e outras comorbidades, além de professores. A meta é atingir 2,3 milhões de pessoas até 1º de junho, quando termina a campanha.
Os grupos prioritários são definidos levando-se em consideração os que possuem maior probabilidade de desenvolver quadros mais graves das doenças respiratórias. A dose disponível nos postos do município é a trivalente e protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Influenza B.
A dose é contraindicada para pessoas que já tiveram alergia grave em doses anteriores ou a algum componente da vacina. Pessoas com febre alta também devem procurar orientação médica antes de se vacinar.
Os endereços estão disponíveis aqui
A mobilização nacional para a vacinação de Influenza, ou dia D, será no dia 12 de maio. Nesta data, todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários poderão ser vacinados.
Público Alvo
- Pessoas com 60 anos ou mais
- Profissionais da área da saúde
- Indígenas
- Crianças entre 6 meses e 5 anos de idade
- Gestantes
- Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)
- Pessoas com doenças crônicas e outras comorbidades