
Da redação
Nesta quarta-feira, dia 6, comemora-se o Dia Nacional do Teste do Pezinho, um exame rápido, gratuito e obrigatório por lei, que deve ser realizado no recém-nascido na maternidade ou em unidades de saúde, preferencialmente entre o terceiro e o 5º dia de vida. O teste do pezinho é feito a partir da coleta de gotinhas de sangue do calcanhar do bebê e permite detectar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que podem causar lesões irreversíveis ao bebê. O Ministério da Saúde dá mais detalhes das doenças aqui. A recomendação é que ele seja realizado ainda na maternidade e não há contra-indicação para a realização do teste, exceto em crianças desidratadas. O diagnóstico precoce pode permitir o tratamento de diversas destas doenças e proporcionar melhor qualidade de vida ao bebê e sua família.Se o resultado do teste do pezinho estiver alterado, a família será contatada para que o bebê faça novos exames que podem confirmar ou excluir a doença para a qual a triagem foi alterada.
Ponte Estaiada, em São Paulo, e o Cristo Redentor, no Rio, serão iluminados receberão iluminação lilás
Em São Paulo, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Unisert (União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal) promovem a Campanha Junho Lilás, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do exame.. Em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, alguns monumentos da cidade serão iluminados pela cor lilás, que foi escolhida por representar tranquilidade e transformação. São eles: Ponte Estaiada (Ponte Octávio Frias de Oliveira), Viaduto do Chá, Edifício Matarazzo (sede Prefeitura), Biblioteca Mario de Andrade, Ponte das Bandeiras, Obelisco do Ibirapuera, Monumento às Bandeiras e Hospital Municipal do Menino Jesus, na Bela Vista. Já no Rio de Janeiro, o Cristo Redentor recebe a iluminação especial da campanha, no dia 06/06, das 19h às 20h.
Para saber mais informações sbre a Apae e o teste, acesse: http://www.apaesp.org.br/testedopezinho
Mães e pais influenciadores digitais particpam da campanha
A atriz e influenciadora digital Naiumi Goldoni é a embaixadora oficial da campanha Junho Lilás 2018. Além dela, as mamães e influenciadores digitais Helen Ramos (@helmother), Thaís Vilarinho @maeforadacaixa), Lorena e Junia (@lapisdemae), Karina Martins (@vidademaemoderna) e os papais Tiago e Gabi (@tiagoegabi), Thiago Queiroz (@paizinhovírgula), Adriano Bisker (@paidecinco), Jorge Freire (@nerdpai), Ariane Ferrari (@aarianeferrari) e Thiago Couto (@papaiurbano) também participam da campanha.
Teste do Pezinho em números (fonte: Relatório de Atividades APAE DE SÃO PAULO 2017) |
|
Bebês triados em 2017 pela Organização |
386.832 |
Exames realizados em 2017 pela Organização |
2.565.474 |
Impacto do número de casos positivos de doença em 2017 |
777 |
% de satisfação dos clientes com a prestação de serviço |
100% |