Livro instiga crianças a verem a dúvida como um meio para crescimento pessoal 

"De Onde Nascem as Perguntas?" é a primeira obra do psicólogo Alexandre Coimbra Amaral

20
Capa do livro De onde nascem as perguntas?
Temas como inteligência emocional e autoconhecimento são abordados no livro
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Em um mundo que cada vez mais busca verdades absolutas, o psicólogo e escritor Alexandre Coimbra Amaral ressalta a importância de resgatar o valor das incertezas. Seu primeiro livro infantil, “De Onde Nascem as Perguntas?”, com ilustrações de Jonathas Martins, da editora Melhoramentos, é um convite para as crianças explorarem o universo das perguntas e enxergarem a dúvida como um caminho para o crescimento pessoal.  

“Perguntar nos devolve ao mais humano em nós. A vida não cabe em definições reducionistas e este livro busca lembrar que duvidar, questionar e contrastar pontos de vista são essenciais para uma existência mais plena e consciente”, afirma o autor. 

Embora tenha sido pensado inicialmente para o público infantil, a nova obra, cujo processo de produção durou cerca de um ano e meio, transcende faixas etárias e se torna uma leitura enriquecedora para qualquer pessoa interessada em reflexão e autoconhecimento.  

De acordo com o autor, a obra pode ser utilizada como ferramenta de apoio nas escolas e ambientes terapêuticos, pois estimula conversas sobre inteligência emocional, identidade e autoconhecimento. 

“Estamos vivendo um momento de comunicação acelerada e fragmentada, em que o tempo para a escuta é cada vez mais escasso. Nesse sentido, a obra propõe uma pausa para o pensamento”, destaca Alexandre. Ele diz que o livro se alinha à Psicologia Sistêmica e ao Construcionismo Social, ressaltando o poder transformador dos diálogos.  

“Não se trata de um livro com dicas práticas. Não se trata de um livro somente para crianças. Ele é inspiracional e reflexivo. Ele pede uma leitura mais pausada que pode abrir novas perguntas ao leitor. Conversa com a alma das pessoas de todas as idades”, conclui o psicólogo.   

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui