O Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho, busca não só homenageá-los, mas também reforçar a importância de suas contribuições na vida familiar. Pais dos nossos pais, os avós têm um papel importante no desenvolvimento dos netos, especialmente quando há uma construção de vínculos afetivos e memórias que surgem no contato do dia a dia. “Os avós podem desempenhar um papel muito significativo no crescimento e na formação das crianças, através de uma visão mais ponderada sobre a vida e pela segurança que são capazes de transmitir, trazendo maior estabilidade emocional para os pequenos”, afirma a psicóloga e consultora da Philips Avent, Rafa Magarinos.
A convivência com pessoas mais experientes também pode ser saudável para o aprendizado das crianças, que conseguem absorver conhecimentos e ainda criar identificação com a própria história. “A relação entre eles faz com que os pequenos conheçam um pouco mais sobre o seu passado e histórico familiar, compreendendo melhor a sua origem e história de vida. Crianças amam ouvir histórias, ainda mais quando são fatos que trazem mais conexão para a relação”, explica a psicóloga.
Para fortalecer esse relacionamento tão valioso, Rafa Magarinos sugere soltar a criatividade e planejar diferentes maneiras de usufruir de um tempo de qualidade. “Desde uma ida ao supermercado até uma viagem, passando por brincadeiras que fizeram parte da infância dos avós e dos pais das crianças, há diversas possibilidades para estreitar essa relação”, orienta a especialista, que propõe ainda explorar momentos perto da natureza e atividades na cozinha.
LEIA TAMBÉM:
Diante da rotina sobrecarregada que a maioria dos pais enfrenta, contar com a presença dos avós no dia a dia dos pequenos também permite que os genitores tenham um tempo para si e possam desfrutar de mais momentos de bem-estar e autocuidado.
Porém, para que os netos possam conviver com os seus avós, é essencial que haja uma boa relação entre os adultos também. “A maneira como os pais tratam os próprios pais é fundamental na relação que as crianças terão com os avós, já que elas aprendem pela observação/imitação. A família ter clareza sobre os seus próprios valores e compartilhar isso com as crianças, estimulando ações de gentileza, afeto, cuidado e respeito com os mais velhos, certamente fortalecerá esse vínculo.”, conclui a especialista.