Para muitas crianças, lidar com a frustração é um grande desafio. Quando elas enfrentam uma dificuldade e/ou não conseguem o que desejam – seja em uma atividade da escola, na troca de figurinhas ou durante uma brincadeira – surgem as birras e até comportamentos agressivos ou de tristeza. Nesses momentos, trabalhar a respiração e a concentração é uma maneira de deixar a criança mais calma e à vontade.
O psicólogo especialista em terapia cognitiva comportamental Arnaldo Vicente listou nove exercícios de mindfulness, que são simples de fazer com os pequenos, para estimular a concentração. As atividades estão no livro do psicólogo O menino que entrou dentro de si mesmo.
Técnicas para manter a atenção plena
1. Na hora das refeições, a criança deve colocar uma porção de alimento na boca e mastigar cinco vezes antes de engolir.
2. Ao tomar água, sugira que ela perceba os caminhos que o líquido faz no corpo, com água morna e depois com água fria.
3. No banho, diga para que o pequeno sinta a água deslizando pelo corpo.
4. Em dia de chuva, observem a água caindo.
5. Ouçam os sons dos passarinhos cantando por pelo menos três minutos.
6. Observem as folhas das árvores de perto e de longe.
Atividades para exercitar a atenção plena de modo automático
7. Tente oferecer e incentivar a criança a praticar várias opções de esportes, e descubra de que ela mais gosta. A prática de exercícios libera serotonina e endorfinas, essenciais para a manutenção do humor, facilitando vivenciar emoções positivas.
8. Proponha brincadeiras como corrida, pega-pega, pular-corda, bolinha de gude, estourar bolas de sabão, jogos de tabuleiro e quebra-cabeças, que trabalham exercícios de movimento do corpo e favorecem a concentração.
9. Quando a criança gosta de um esporte ou de uma brincadeira, ela tende a se dedicar mais, se aprimorando, e ficando feliz com seus melhores resultados. Isso ajudará na construção de autoimagem e na sua autoestima. Estimule portanto as crianças a praticarem suas atividades preferidas.
LEIA TAMBÉM: