Artigos
9 exercícios para estimular a concentração das crianças
Para muitas crianças, lidar com a frustração é um grande desafio. Quando elas enfrentam uma dificuldade e/ou não conseguem o que desejam – seja em uma atividade da escola, na troca de figurinhas ou durante uma brincadeira – surgem as birras e até comportamentos agressivos ou de tristeza. Nesses momentos, trabalhar a respiração e a concentração é uma maneira de deixar a criança mais calma e à vontade.
O psicólogo especialista em terapia cognitiva comportamental Arnaldo Vicente listou nove exercícios de mindfulness, que são simples de fazer com os pequenos, para estimular a concentração. As atividades estão no livro do psicólogo O menino que entrou dentro de si mesmo.
Técnicas para manter a atenção plena
1. Na hora das refeições, a criança deve colocar uma porção de alimento na boca e mastigar cinco vezes antes de engolir.
2. Ao tomar água, sugira que ela perceba os caminhos que o líquido faz no corpo, com água morna e depois com água fria.
3. No banho, diga para que o pequeno sinta a água deslizando pelo corpo.
4. Em dia de chuva, observem a água caindo.
5. Ouçam os sons dos passarinhos cantando por pelo menos três minutos.
6. Observem as folhas das árvores de perto e de longe.
Atividades para exercitar a atenção plena de modo automático
7. Tente oferecer e incentivar a criança a praticar várias opções de esportes, e descubra de que ela mais gosta. A prática de exercícios libera serotonina e endorfinas, essenciais para a manutenção do humor, facilitando vivenciar emoções positivas.
8. Proponha brincadeiras como corrida, pega-pega, pular-corda, bolinha de gude, estourar bolas de sabão, jogos de tabuleiro e quebra-cabeças, que trabalham exercícios de movimento do corpo e favorecem a concentração.
9. Quando a criança gosta de um esporte ou de uma brincadeira, ela tende a se dedicar mais, se aprimorando, e ficando feliz com seus melhores resultados. Isso ajudará na construção de autoimagem e na sua autoestima. Estimule portanto as crianças a praticarem suas atividades preferidas.
LEIA TAMBÉM:
[mc4wp_form id=”26137″]
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Por que as festas de fim de ano são tão difíceis para crianças com seletividade alimentar (e como ajudar de verdade)
Pratos desconhecidos, aromas novos e comentários de familiares podem transformar a ceia em um enorme desafio emocional para crianças seletivas....
Menores fora das redes: a exclusão da Austrália é cuidado ou ilusão?
Primeiro país a adotar a medida, a Austrália reacende um debate global entre famílias, escolas e governos: como proteger crianças...
Seu filho não precisa sentar no colo do Papai Noel; 4 cuidados essenciais para crianças neurodivergentes
Com preparo, respeito ao ritmo da criança e uma boa dose de acolhimento, a magia do Natal pode ser especial...
A infância em looping: o que a denúncia contra o TikTok revela para nós, mães
Para o Instituto Alana, mecanismos como rolagem infinita, autoplay e recompensas digitais funcionam como gatilhos de vício, desrespeitando as normas...






