Artigos
5 livros que ajudam a acolher as crianças no início das aulas

Do ponto de vista dos adultos, ir à escola parece algo simples e básico. Todo mundo vai (ou, pelo menos, deveria). A vida é assim mesmo. Nada de novo sob o sol. Mas, da perspectiva da criança, é um novo mundo que se abre, um grande passo rumo ao desconhecido. Uma aventura, que dá um pouco de medo e insegurança. Ficar longe dos pais é difícil. Fazer novos amigos também. “Será que são legais? Será que vão gostar de mim?”
Reconhecer que é uma situação complexa e acolher os sentimentos do seu filho é fundamental. Além de conversas, aconchego e carinho, algumas ferramentas, como a leitura, podem ajudar a preparar a criança para esse momento.
Aqui, a educadora, especialista em literatura, Samara Rosa, indica cinco livros que prometem ajudar a preparar um retorno acolhedor para as crianças, no início do ano letivo. “Estes títulos são perfeitos para todas as idades, desde a Educação Infantil até os mais crescidinhos”, diz ela. Confira a lista:

Livro Todos são bem-vindos
Foto: Divulgação
Todos são bem-vindos, de Alexandra Penfold (Editora Nova Fronteira)
É um livro profundamente acolhedor. A história apresenta uma escola que celebra a diversidade em suas muitas formas — etnias, práticas religiosas e diferentes configurações familiares. É uma narrativa potente, necessária e acompanhada de ilustrações encantadoras, que convidam ao diálogo e à empatia desde cedo.
Chico Chiclete, de María Ramos (Editora Baião)
Um verdadeiro sucesso, muito abraçado pelas crianças. Além da estética em cores neon, a história toca em um sentimento comum: o medo do primeiro dia de aula. Chico se pergunta o que vão achar dele, se vão gostar dele – e essa insegurança conversa diretamente com muitas infâncias.

Livro nem sonhando
Foto: Divulgação
Nem sonhando!, de Beatrice Alemagna (Companhia das Letrinhas)
A obra conta a história de Catarina, uma morceguinha rosa neon que não quer ir para a escola de jeito nenhum. A reviravolta vem quando ela acaba levando os pais junto para a escola, gerando situações engraçadas e confusões cheias de humor. No fim, a história surpreende e subverte expectativas, rendendo boas risadas e conversas.

Livro Lulu vai para a escola
Foto: Divulgação
Lulu vai para a escola, de Anna McQuinn e Rosalind Beardshaw (Editora Pallas)
A história trabalha com muita delicadeza o acolhimento e a preparação para o primeiro dia de aula, passando por momentos como o primeiro retrato e outras pequenas grandes experiências desse começo. Lulu consegue transmitir conforto, coragem e ternura.

Livro Tempo de Escola Foto: Divulgação
Tempo de escola, de Dejanira Rainha e Fernanda Rodrigues (Editora Ciranda na Escola)
Livro totalmente poético, com ilustrações lindíssimas de Fernanda Rodrigues. Além da beleza estética, a obra traz cenas potentes, como a professora plantando com os alunos. O livro é assinado por duas mulheres negras, o que também reforça a importância de representatividade e autoria diversa.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Xô, Piolho! Estratégias eficazes para a volta às aulas sem pesadelos
Coceira na cabeça nem sempre é falta de higiene, mas pode ser sinal de piolho. Entenda por que eles aparecem...
Vírus Nipah: o que os pais precisam saber para não entrar em pânico
Surto na Ásia tem chamado a atenção nos noticiários e, embora o vírus possa causar quadros graves, ele é raro....
Rituais em família fazem mais diferença do que você imagina – e a ciência comprova
Entenda quais são os benefícios de manter tradições em conjunto, em casa, e veja ideias inspiradoras para começar agora mesmo
A hora de vacinar é sofrida, mas o segredo para aliviar pode estar em você
Amamentar na hora da vacina pode aliviar a dor do bebê — e humanizar esse momento. A prática, que foi...






