Artigos
5 livros infantis para falar sobre consentimento e autoproteção
A literatura dirigida às crianças pode ser uma grande aliada para abordar assuntos difíceis e por vezes desconfortáveis, como os relacionados ao abuso sexual infantil. “Por meio de narrativas delicadas, personagens próximos da realidade das crianças e ilustrações cuidadosas, os livros abordam conceitos como respeito ao próprio corpo, consentimento e a importância de pedir ajuda ao reconhecer uma situação inadequada”, afirma Lígia Vezzaro Caravieri, gerente técnica institucional da ONG Ficar de Bem, voltada à proteção integral e à defesa dos direitos de crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.
A seguir, confira indicações feitas por profissionais da entidade que servem de ferramentas para pais, educadores e responsáveis conduzirem esse diálogo de forma educativa, segura e respeitosa.
1. “Não Me Toca, Seu Boboca!” – Andrea Viviana Taubman
Faixa etária: 4 a 10 anos
Resumo: De forma lúdica e direta, ensina às crianças que elas têm direito ao próprio corpo e que ninguém pode tocá-las sem consentimento.
Destaque: tem linguagem acessível e inclui orientações para adultos no final.
Editora: Companhia das Letrinhas
2. Pipo e Fifi – Caroline Arcari
Faixa etária: a partir de 3 anos de idade
Resumo: O livro explica conceitos básicos sobre o corpo, os sentimentos, a convivência e as trocas afetivas. De forma simples e descomplicada, orienta a criança a identificar e diferenciar toques de amor de toques abusivos.
Editora: Caqui Editora, 2018
3. Segredo segredíssimo – Odívia Barros
Faixa etária: 8 a 11 anos
Resumo: A menina Adriana tem um “segredo segredíssimo” que a deixa triste. Ela contará com a ajuda da amiga Alice, que lhe dará um “conselho conselhíssimo” capaz de resolver a situação de uma vez por todas.
Editora: Geração Editorial, 2011
4. Carro Cris
Faixa etária: a partir dos 4 anos
Resumo: Cris é um carrinho muito curioso e animado. Boa parte do seu tempo é dedicado à escola, e a brincar e aprender sobre a vida de carro com sua mamãe. Um dia, Cris percebe que seu corpo possui partes que não conhecia e decide investigar. De maneira leve e lúdica, Carro Cris ajuda as crianças a entender conceitos básicos sobre corpo, confiança e cuidado. O livro busca oferecer segurança e informação para ajudar pais, mães, avós, professores e responsáveis na tarefa de diminuir a vulnerabilidade das crianças, tudo isso mantendo a simplicidade e uma linguagem poética e divertida.
Autoria: Beatriz Cruz.
5. Corpinho, meu corpinho
Faixa etária: a partir dos 3 anos
Resumo: Um livreto desenvolvido com o objetivo de auxiliar pais, responsáveis e educadores na orientação da criança em relação aos limites e cuidados com o próprio corpo, diferenciando o toque afetivo de um toque abusivo. Possui atividades que possibilitam que a criança interaja com o tema de forma lúdica e aprenda brincando.
Autoria: ONG Ficar de Bem
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
As 3 situações de emergência mais comuns com crianças — e o que toda mãe precisa saber agora
Acidentes acontecem rápido e muitas vezes no meio da rotina. Saber o que fazer (e o que não fazer) pode...
Se você tem medo do primeiro encontro entre seus filhos, veja o que aconteceu com Theo e Cecília e viralizou nas redes sociais
O primeiro encontro entre irmãos é sempre uma caixinha de surpresas. No vídeo que emocionou a internet, o pequeno Theo...
Brainrot: “Sinais de que o cérebro do meu filho estava pedindo socorro (e eu nem tinha notado)”
Sabe quando você olha para o seu filho e percebe que ele está ali… mas não está? Pois é. Foi...
Fim do ano sem surtar? O que ninguém fala sobre ser mãe em dezembro
Chegou aquela época do ano em que percebemos que estamos sorrindo por fora e acabadas por dentro... Será que dá...






