Vacinação de adolescentes no Brasil

Por Canguru News

A vacinação contra a Covid-19 avança no Brasil e diversas cidades e estados como São Paulo começam a vacinar adolescentes.

A imunização desse público, neste momento de avanço da variante delta no Brasil e no mundo, divide opiniões.

Há quem defenda finalizar primeiro o esquema vacinal nos adultos, já que os jovens não são o grupo de maior risco. Mas, para alguns especialistas de saúde, vacinar os adolescentes é importante para a imunidade de rebanho, que oferece proteção indireta quando boa parcela da população já está imune ao coronavírus.

A medida também dá mais segurança para a retomada das aulas presenciais, após longo período de escolas fechadas no Brasil.

A seguir, saiba mais sobre a imunização de adolescentes no país.

Faixa etária a ser vacinada: 12 a 17 anos de idade

Jovens com comor-bidades, deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual), gestantes e puérperas dessa faixa etária. 

Grupos prioritários

Para tomar a vacina, é preciso levar documento de identificação com foto, comprovante de residência e documento que comprove a comorbidade. O adolescente deve ir acompanhado de seu responsável.

Documentos necessários

Apenas o imunizante da Pfizer está autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como sendo seguro para uso em crianças e adolescentes no Brasil.

Vacina autorizada

do total de vítimas da Covid-19 no Brasil são crianças e adolescentes

Incidência de casos

0,5%

55%

45%

das mortes ocorreram na faixa etária entre 3 e 18 anos

tinham menos de  2 anos

Fonte: Estudo da Fiocruz

Outros países

Já iniciaram a vacinação dos adolescentes países como:

Estados Unidos

Canadá

Chile

Japão

Israel

Reino Unido

França

Itália

E as crianças?

A China foi o primeiro país do mundo a aprovar uma vacina – a Coronavac – contra o coronavírus em criancas a partir de 3 anos de idade. No Brasil, o Instituto Butantan teve o pedido negado para aplicação da Coronavac na faixa de 3 a 17 anos, e irá apresentar mais dados para confirmar a segurança e eficácia da vacina nesse público.

Já a farmacêutica Janssen tem um estudo clínico em andamento, com autorização da Anvisa, para ampliar a indica-ção de idade de seu imunizante.