Ferramentas de controle parental: elas funcionam sozinhas?

Cada vez mais surgem no mercado ferramentas que permitem aos pais controlarem a navegação dos filhos online. Tais recursos foram criados para adultos monitorarem o acesso de crianças em redes sociais e em diversos outros aplicativos, oferecendo restrições de conteúdos, barrando compras online e limitando o tempo de uso dos aparelhos, entre outras opções. 

Especialistas ressaltam, porém, que além das ferramentas é fundamental que pais mantenham diálogo constante com a criança para saber o que ela faz na web e orientá-la quanto aos riscos que pode correr.

“É preciso estar junto, utilizar (a internet) junto com os filhos e fazer combinados para que eles entendam o propósito do monitoramento e assim não burlem o controle, o que pode acontecer”, afirma a psicóloga Andrea Jotta, do Laboratório Janus (Laboratório de Estudos de Psicologia e Tecnologias da Informação e Comunicação) da PUC-SP.

Veja a seguir alguns exemplos dessas ferramentas e o que fazem:

O responsável cria uma conta Google para a criança e assim tem acesso a suas atividades online. Bloqueia automaticamente a tela da criança na hora de dormir; bloqueia apps indesejados; define limites de tempo de uso; exige aprovação para compras e downloads de novos apps.

Compatível com smartphones de sistema operacional Android e iOS.

1. Family Link (Google)

Permite especificar quais aplicativos, programas e sites terão acesso liberado e quais serão bloqueados; impede compras em app; permite apps e recursos integrados; restringe buscas; restringe filmes, músicas e livros; impede o acesso a certos conteúdos; cria horários para uso do equipamento.

Compatível com smartphones iOS e computador e tablets do Mac.

2. Configurações de Tempo de Uso (Dispositivos Apple)

Limita o acesso a jogos e aplicativos (Windows, Xbox, Android); limita acesso a dispositivos (Windows, Xbox); solicitações de tempo de exibição de tela;  apresenta resumo das atividades.

Exige uma conta de email Microsoft. Tem versão gratuita, mais simples, e outra paga, com mais recursos.

3. Family Safety (Microsoft)

Ajuda a ocultar vídeos que possam ter conteúdo para maiores, criando filtros que impedem certos conteúdos de aparecerem para menores de idade. A restrição se limita apenas ao aparelho em que foi feito.

4. Modo Restrito (Youtube)

Gostou desse conteúdo? Veja mais stories da Canguru News:

Leia mais sobre o assunto:

Siga-nos